Acordo estabelecido ontem pela manhã, em Brasília, entre os ministérios da Defesa e Segurança Pública, permitirá ao Exército apoiar as polícias militares dos Estados. A medida é um esforço do governo federal para ajudar a segurança nas unidades da federação. Atualmente, a área de segurança pública do Rio de Janeiro está sob intervenção, à comando do Exército.
Ministros Silva e Luna, da Defesa, e Jungmann, da Segurança, na assinatura do acordo - Foto: Divulgação |
Anunciado como Plano Nacional de Apoio e Fortalecimento das Polícias Militares, o acordo foi firmado pelos ministros da Segurança Pública, Raul Jungmann, e da Defesa, Silva e Luna. A gestão das parcerias ficará sob a responsabilidade da Inspetoria Geral das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros, segmento do próprio Exército. O investimento inicial no plano seráde R$ 5 milhões.
O secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, avaliou como bastante positiva a parceria, principalmente para um estado como o Mato Grosso do Sul, que tem fronteiras importantes (Paraguai e Bolívia) para as ações de segurança. Contudo, ele ressaltou que já há uma contribuição importante do Exército, por intermédio do Comando Militar do Oeste (CMO) em muitas ações de polícia realizadas na região.