O Governo do Estado decretou situação de emergência para o município de Batayporã após as intensas chuvas nos meses de fevereiro e março deste ano. Com o decreto, os danos causados pela força das águas em obras, pontes, estradas e bueiros serão recuperados.
De acordo com a publicação do Diário Oficial de hoje (3), o decreto contemplará as áreas urbana e rural do município. “Principalmente em partes da área rural, cujas estradas, por estarem intransitáveis, não oferecem condições ao transporte escolar e inviabilizam o cumprimento do calendário inicial das aulas letivas do ano de 2018, visto que as intensas precipitações pluviométricas provocaram a destruição e a danificação de obras de artes, pontes, estradas e bueiros”, detalha a publicação.
O decreto considera ainda que a economia de Batayporã se baseia na agropecuária, que enfrenta muitas dificuldades para o escoamento da safra, comercialização do leite, abate de bovinos, entre outras atividades.
A administração estadual levou em conta o parecer técnico da Defesa Civil estadual. O decreto, válido por 180 dias, autoriza ainda a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e para auxiliar nas campanhas de arrecadação de recursos junto a comunidade.