Untitled Document
SÁBADO, 18 DE AGOSTO DE 2018
27 de ABRIL de 2018 | Fonte: Agência EFE

Coreias se comprometem a agir para conseguir paz permanente

Presidentes declaram que objetivo é acordo de paz definitivo.
O líder norte-coreano Kim Jong-un cumprimenta o presidente sul-coreano Moon Jae-in na fronteira entre os dois países (Foto: Reuters TV)

As duas Coreias se comprometeram, nesta sexta-feira (27/04), a cooperar para estabelecer uma "paz permanente" na península e abrir conversas com os Estados Unidos, com o objetivo de assinar um tratado de paz definitivo que substitua as hostilidades entre Pyongyang e Seul.

 

"O Norte e o Sul vão cooperar ativamente para estabelecer um sistema de paz permanente e estável na Península Coreana", diz a declaração conjunta assinada pelo líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, ao final da histórica cúpula realizada hoje na fronteira militarizada.

 

Kim Jong-un afirmou que se esforçará para cumprir "o que está escrito na declaração" conjunta, onde os dois países concordaram em buscar a desnuclearização.

 

"Moon e eu nos esforçaremos para conseguir a paz na península e para cumprir o escrito na declaração", disse Kim, que não mencionou, no entanto, o termo "desnuclearização" ou o programa norte-coreano de armas atômicas em seu discurso no fim do encontro.

 

O presidente sul-coreano anunciou uma visita a Pyongyang, a capital norte-coreana, no próximo outono, para manter a fase de aproximação aberta entre os dois países, tecnicamente ainda em guerra.

 

A declaração conjunta informa que "o presidente Moon Jae-in decidiu visitar Pyongyang neste outono", o que o transformaria no terceiro presidente do Sul a visitar a capital norte-coreana após Kim Dae-jung e Roh Moo-hyun em 2000 e 2007, respectivamente.



Untitled Document
Últimas Notícias
Cocamar inaugura loja em Naviraí em outubro
Funasa libera 1ª parcela para implantação de água potável no Assentamento Juncal
Azambuja pede que Justiça responsabilize outros gestores por atraso no Aquário
Untitled Document