Untitled Document
DOMINGO, 24 DE NOVEMBRO DE 2024
11 de ABRIL de 2018 | Fonte: Correio do Estado

Agricultura familiar brasileira é apresentada na Bolívia

Programa brasileiro é referência para pequenas propriedades rurais
PAA é exemplo de desenvolvimento na agricultura familiar (Foto: Divulgação)

Durante toda semana, representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) visitarão a Bolívia, com objetivo de mapear mecanismos de apoio à comercialização dos produtos da agricultura familiar.

 

Além disso, os brasileiros apresentarão a experiência nacional na execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), demonstrando o potencial da produção orgânica e agroecológica da agricultura familiar. 

 

Segundo informações da assessoria da Conab, uma das modalidades mais acessadas do PAA é a Compra com Doação Simultânea (CDS), que tem objetivo de apoiar os agricultores familiares, cooperativas e associações, comprando a produção das pessoas jurídicas ou físicas cadastradas. 

 

 Os alimentos são adquiridos com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e destinados ao abastecimento da rede socioassistencial e de equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, como restaurantes populares e cozinhas comunitárias.

 

A Conab também executa a modalidade de Compra Direta, na qual são adquiridos produtos da agricultura familiar com o objetivo de sustentar preços; a Formação de Estoques, que tem como objetivo apoiar financeiramente a constituição de estoques de alimentos por organizações da agricultura familiar, para posterior comercialização e devolução de recursos ao Poder Público; e a Aquisição de Sementes, que compra sementes, mudas e outros materiais propagativos para a alimentação humana ou animal para destinar a agricultores familiares.

 

Além das palestras, está prevista a realização uma visita de campo a produtores e a uma organização da agricultura familiar boliviana.



Untitled Document
Últimas Notícias
Pecuaristas de MS devem atualizar cadastro de rebanhos na Iagro até o dia 30 de novembro
STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal
TJD-MS estabelece até 4 de dezembro nova eleição da Federação de Futebol
Untitled Document