Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 19 DE JULHO DE 2018
11 de ABRIL de 2018 | Fonte: Correio do Estado

Agricultura familiar brasileira é apresentada na Bolívia

Programa brasileiro é referência para pequenas propriedades rurais
PAA é exemplo de desenvolvimento na agricultura familiar (Foto: Divulgação)

Durante toda semana, representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) visitarão a Bolívia, com objetivo de mapear mecanismos de apoio à comercialização dos produtos da agricultura familiar.

 

Além disso, os brasileiros apresentarão a experiência nacional na execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), demonstrando o potencial da produção orgânica e agroecológica da agricultura familiar. 

 

Segundo informações da assessoria da Conab, uma das modalidades mais acessadas do PAA é a Compra com Doação Simultânea (CDS), que tem objetivo de apoiar os agricultores familiares, cooperativas e associações, comprando a produção das pessoas jurídicas ou físicas cadastradas. 

 

 Os alimentos são adquiridos com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e destinados ao abastecimento da rede socioassistencial e de equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, como restaurantes populares e cozinhas comunitárias.

 

A Conab também executa a modalidade de Compra Direta, na qual são adquiridos produtos da agricultura familiar com o objetivo de sustentar preços; a Formação de Estoques, que tem como objetivo apoiar financeiramente a constituição de estoques de alimentos por organizações da agricultura familiar, para posterior comercialização e devolução de recursos ao Poder Público; e a Aquisição de Sementes, que compra sementes, mudas e outros materiais propagativos para a alimentação humana ou animal para destinar a agricultores familiares.

 

Além das palestras, está prevista a realização uma visita de campo a produtores e a uma organização da agricultura familiar boliviana.



Untitled Document
Últimas Notícias
Brasileiro chefe do PCC preso em Assunção tinha ajuda de policial paraguaio
São Paulo vende 47 mil ingressos para Majestoso no Morumbi
Soja responde por 16% das exportações brasileiras no semestre
Untitled Document