Untitled Document
SÁBADO, 21 DE ABRIL DE 2018
26 de MARÇO de 2018 | Fonte: Assessoria

Sicredi inaugura Pátio Raiffeisen durante Fórum Nacional de Presidentes

Friedrich Wilhelm Raiffeisen, Padre Theodor Amstad e Mário Kruel Guimarães foram homenageadas no espaço.

Com o propósito de valorizar a história do cooperativismo de crédito e o legado de seus precursores, o Sicredi – instituição financeira cooperativa com 3,7 milhões de associados e atuação em 21 estados brasileiros – inaugurou na quinta-feira, dia 22 de março, em seu Centro Administrativo, em Porto Alegre (RS), o Pátio Raiffeisen. A cerimônia ocorreu durante o Fórum Nacional de Presidentes, que reúne 150 representantes, entre eles os dirigentes das 116 cooperativas de crédito e das cinco centrais que integram o Sicredi, além de outras lideranças e convidados.

 

O pátio é composto pelos bustos em bronze fundido de três personalidades marcantes do cooperativismo de crédito: Friedrich Wilhelm Raiffeisen, nascido há 200 anos e criador do modelo que inspirou a maioria das cooperativas de crédito no mundo; Padre Theodor Amstad, fundador da primeira cooperativa de crédito brasileira, que deu origem ao Sicredi, em 1902, em Nova Petrópolis (RS); e Mário Kruel Guimarães, precursor do cooperativismo de crédito contemporâneo que deu origem à organização sistêmica das cooperativas do Sicredi.

 

“Os precursores quando criam algo ou fundam uma entidade pensam na eternidade e cabe a nós dar condições de perenidade. Temos o dever de dar a maior longevidade possível para os seus ideais e realizações”, destaca Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente da SicrediPar, da Central Sicredi PR/SP/RJ e conselheiro do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu).

 

Também participaram da solenidade Márcio Lopes de Freitas, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); Fernando Dall’Agnese, presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste; Harold Paquete Espinola Filho, chefe de departamento de supervisão de cooperativas e instituições não bancárias do Banco Central; Jaime Chávez Suarez, presidente da Federação Colombiana de Cooperativas de Poupança e Crédito e Financeiras (Fecolfin), presidente da Cooperativa de Poupança e Crédito na Colômbia (Comultrasan),  e conselheiro da Woccu; Bento Venturim, presidente do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito, presidente da Central Sicoob Espirito Santo; Henrique Castiliano Vilares, diretor presidente do Sicoob; Luiz Edson Feltrim, ex-diretor de administração do Banco Central; Vergílio Perius, presidente da Ocergs; Kedson Pereira Macedo, diretor presidente da Confebras; Léo Trombka, coordenador nacional do Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito da OCB; Romeu Ribeiro de Barros, superintendente de operações da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos; João Tavares, presidente executivo do Banco Cooperativo Sicredi; Clarisse D'ávila Guimarães, filha de Mário Kruel Guimarães, além de outros representantes do Banco Central, dirigentes do Sicredi, entre outros convidados.

 

Durante o fórum, também foi lançado o selo postal comemorativo em homenagem aos 200 anos de Raiffeisen, uma parceria do Sicredi com os Correios. Mil selos foram distribuídos aos presidentes e autoridades presentes na cerimônia.

 

O Fórum Nacional dos Presidentes visa debater alinhamentos estratégicos da instituição financeira cooperativa, assim como temas ligados ao setor financeiro e ao segmento do cooperativismo de crédito, e teve início na quarta-feira (21). Na ocasião, Dasenbrock conduziu a abertura do encontro, agradecendo a presença dos presentes e ressaltando a importância do evento.

 

No mesmo evento, também foi realizada a palestra sobre “A importância do legado nas organizações”, ministrada por José Ernesto Bologna, professor convidado da Fundação Dom Cabral, consultor e conferencista nacional e internacional, fundador e principal titular do “Ethos Desenvolvimento”.

 

Já na quinta-feira (22), segundo dia de fórum, foram realizadas as assembleias gerais ordinárias e extraordinárias da SicrediPar e Sicredi Fundos Garantidores. Uma das pautas votadas pelos presidentes foi a nova composição de Conselho de Administração e Fiscal da SicrediPar e da Sicredi Fundos Garantidores. Também houve apresentações sobre a Fundação Sicredi, que coordena os programas Crescer, Pertencer e A União Faz a Vida, bem como a do Plano Estratégico de Tecnologia.

 

Na sexta-feira (23), último dia do evento, aconteceu a palestra com foco em sustentabilidade, ministrada por Olaf Brugman, diretor executivo de Mercados Sustentáveis do Rabobank. Além disso, também ocorreu uma homenagem a Luiz Edson Feltrim, ex-diretor de Administração do Banco Central do Brasil (BC), e a palestra sobre “Sistema Financeiro e Cooperativismo de Crédito”, ministrada por Paulo Sérgio Neves de Souza, diretor de Fiscalização do BC.



Untitled Document
Últimas Notícias
Mutirão de limpeza em Navirai recolhe 200 toneladas de entulho
Você pode ter direito a quase R$ 10 mil para reformar sua casa
TRE-MS encerra hoje inscrições de processo seletivo para estágio
Untitled Document