Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
02 de MARÇO de 2018 | Fonte: Campo Grande News

4 cidades vão receber ambulâncias para o Samu

Temer e Barros participaram da entrega de veículos na sede da Mercedes-Benz, em Sorocaba. (Foto: Beto Barata/PR)

Quatro municípios de Mato Grosso do Sul foram incluídos na lista de beneficiados pelo Ministério da Saúde com a entrega de ambulâncias para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Solenidade para encaminhamento dos veículos foi realizada na manhã desta sexta-feira (2) em Sorocaba (SP), na presença do presidente Michel Temer e do ministro da Saúde, Ricardo Barros.

 

A relação divulgada pelo Ministério da Saúde aponta que Corumbá, Coxim, Ribas do Rio Pardo e Terenos estão entre as 219 cidades do país, de 25 Estados, que receberão as ambulâncias. Foram adquiridos 300 veículos Mercedes-Benz, entregues na sede da montadora na cidade paulista.

 

“Há sete anos [as cidades] não recebiam ambulâncias, é uma certa revolução que estamos fazendo na saúde”, declarou Temer.

 

Cada ambulância teve custo de R$ 176 mil. De acordo com o ministro Ricardo Barros, os prefeitos das cidades contempladas terão 15 dias para retirar os veículos. Do contrário, eles serão repassados a outro município que também necessite. “Temos urgência em colocar isso à disposição da população”, disse Barros, segundo a Agência Brasil.

 

O ministro esclareceu que o critério técnico usado na escolha das cidades que receberiam ambulâncias foi por ordem de antiguidade. O objetivo é substituir veículos mais velhos, com mais de três anos de uso. “Os prefeitos gastam muito com manutenção de ambulâncias velhas”, argumentou.

 

Rastreio – As próximas ambulâncias a serem entregues sairão com um chip, capaz de rastrear os trajetos dos veículos e indicar quais estão mais rodados, a serem priorizados nas próximas trocas. Outra vantagem do chip será impedir tráfico de armas e drogas dentro de ambulâncias. “Hoje, se você liga a ambulância, enche de drogas e armas, liga a sirene, ninguém vai pará-la”, disse Barros.

 

A previsão do Ministério da Saúde é que o número total de novas ambulâncias entregues até o final deste ano seja de 2.173 unidades – suficiente para renovar 65,7% de toda a frota. Segundo o ministro da saúde, estão previstas mais entregas no próximo mês.

 

O ministério também contabiliza a entrega de cerca de mil vans para transporte de pacientes que fazem procedimentos sem urgência dentro ou fora de seu município. Além dessas, somam-se 6,5 mil ambulâncias brancas, de caráter não emergencial.



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document