Untitled Document
TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
21 de FEVEREIRO de 2018 | Fonte: G1-MS

Temporal desalojou ao menos 50 famílias em Bonito

Aguaceiro provocou o transbordamento de córregos e rios, causando inundações, a destruição de pontes e deixando estradas, principalmente na zona rural, intransitáveis.
Na área rural de Bonito (MS) várias propriedades foram alagadas com o transbordamento de rios e córregos da região (Foto: Reprodução/TV Morena)

Entre a noite de segunda-feira (19) e manhã de terça-feira (20), alguns pontos de Bonito, no sudoeste de Mato Grosso do Sul, chegaram a registrar 240 milímetros de chuva, segundo dados apurados pela Defesa Civil do município. O aguaceiro, que provocou o transbordamento de córregos e rios, causando inundações, a destruição de pontes e deixando estradas, principalmente na zona rural, intransitáveis, desalojou pelo menos 50 famílias.

 

O coordenador da Defesa Civil e secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandre Augusto Ferreira Ferro, disse ao G1 que pelo menos 15 famílias foram desalojadas na área urbana do município com as inundações. “A precipitação mais forte ocorreu na manhã de terça, entre às 7h30 e às 10h. Foi um caos e várias famílias na área urbana foram desalojas, mas no período da tarde, quando parou de chover, elas já puderam voltar”.

 

Ferro diz que em outro ponto da cidade, na região de uma indústria produtora de calcário, entre 15 e 20 famílias tiveram que ser retiradas as pressas do local, com a subida repentina do nível do curso de água que passa pela propriedade onde o empreendimento está situado. “Essas famílias foram abrigadas em uma pousada, que foi custeada pelo proprietário da empresa”.

 

Também na área rural, no distrito de Águas do Miranda, o coordenador de Defesa Civil, diz que cerca de mais 15 famílias também foram desalojadas pelas inundações dos rios e córregos da região. “Essas famílias ou foram para a casa de parentes e amigos ou foram abrigadas nas escola do distrito”.

 

Ferro explica que nesta quarta-feira a prioridade da Defesa Civil do município é conseguir chegar a algumas áreas da zona rural que onde famílias ainda podem estar isoladas. “Vamos chegar até esses locais e retirar essas famílias. Mandamos um trator para uma dessas áreas e ele não conseguiu chegar. Sabemos que tem pelo menos uma família lá. Essa é a nossa prioridade no momento. Depois teremos que fazer o levantamento dos estragos, como pontes que rodaram e estradas que estão intransitáveis, para definir se vamos decretar situação de emergência”.

 

O coordenador da Defesa Civil comenta que nesta manhã o tempo permanece nublado no município, mas sem chuva. Entretanto, diz que os atrativos turísticos permanecem com as atividades suspensas. “Não tem como. O que depende de água, está tudo parado”, explicou.

 

Polo do ecoturismo

Bonito é um dos principais polos do ecoturismo em Mato Grosso do Sul e no Brasil. Rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas e cavernas. Fauna e flora exuberantes, com centenas de espécies de aves, mamíferos e répteis ocupando uma vegetação que mistura o Cerrado com a Mata Atlântica. Essas são algumas das atrações do município, na região sudoeste de Mato Grosso do Sul, a 300 quilômetros de Campo Grande.

 

Bonito recebeu em 2013 o prêmio de melhor destino de turismo responsável do mundo, o World Responsible Tourism Awards, na Feira World Travel Market, em Londres. O município conta com cerca de 40 atrativos, que possibilitam aos visitantes várias opções de atividades. Os interessados em contemplar as belezas da região podem, por exemplo, visitar as grutas e tomar banho em cachoeiras e rios de águas cristalinas.

 

Já os amantes da aventura podem percorrer trilhas no solo ou circuitos nas árvores (arvorismo), descer trechos dos rios fazendo flutuação ou em botes, boias (boia cross), pranchas (stand up paddle surf) ou caiaques infláveis (duck), ou ainda passear de quadriciclo, a cavalo (cavalgada) ou de bicicleta. Para os mais radicais também não faltam opções, como o rapel e os mergulhos em rios e lagoas.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document