O volume de vendas do comércio varejista teve aumento de 1% de setembro para outubro em Mato Grosso do Sul. Dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Conforme o levantamento, apesar de positivo, resultado foi menor do que o registrado em setembro, quando houve alta de 3,3% na comparação com o mês anterior. Nos últimos 12 meses, volume acumulado de vendas é de 0,50% no Estado.
Já com relação ao volume de vendas no comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças de material de construção, resultado foi negativo, com queda de 0,40% em outubro
NACIONAL
No Brasil, vendas tiveram quea de 0,9% de setembro para outubro deste ano. O recuo ocorreu depois de uma alta de 0,3% observada em setembro, na comparação com o mês anterior.
Dos oito setores pesquisados, cinco tiveram queda no volume de vendas de setembro para outubro, com destaque para outros artigos de uso pessoal e doméstico (-3,5%). Os demais setores em queda foram tecidos, vestuário e calçados (-2,7%), móveis e eletrodomésticos (-2,3%), artigos farmacêuticos, médicos e de perfumaria (-0,7%) e supermercados, alimentos, bebidas e fumo (-0,3%).
Três atividades tiveram alta: combustíveis e lubrificantes (2,4%), livros, revista e papelaria (2,4%) e equipamentos e material de informática, escritório e comunicação (3,4%).