Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
11 de DEZEMBRO de 2017 | Fonte: G1

Samarco obtém 1ª licença para voltar a atuar

Secretaria de Meio Ambiente concedeu a licença prévia e de instalação. Autorização para operação depende de adaptações no Complexo de Germano.
Complexo de Germano em Mariana, na Região Central de Minas Gerais. (Foto: Samarco/Divulgação)

A mineradora Samarco conseguiu nesta segunda-feira (11) a primeira licença para retomar as atividades no Complexo de Germano, localizado entre Mariana e Ouro Preto, na Região Central do estado.

 

A Câmara de Atividades Minerárias (CMI) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais aprovou as licenças pévia re de instalação, que correm juntas, da mina Cava de Alegria Sul. Ainda não há data para o início da retomada das atividades porque ainda faltam duas licenças de operação.

 

A liberação foi dada por conselheiros durante a manhã, por 11 votos a 1. A câmara é composta por técnicos e por representantes da sociedade civil.

 

A Cava de Alegria Sul faz parte do Complexo de Germano, onde ficava a barragem de Fundão, que se rompeu em 5 de novembro de 2015. O desastre matou 19 pessoas, destruiu distritos e devastou o leito do Rio Doce em Minas Gerais e no Espírito Santo.

 

A empresa decidiu não usar mais as estruturas de barragem para depósito de rejeitos de mineração após o rompimento de Fundão. A opção apresentada para retomar as atividades é usar a cava, que é um espaço confinado, para depositar os rejeitos. O G1 procurou a Samarco e aguarda retorno.

 

De acordo com a Semad, a licença representa o início para retomada das atividades, mas ainda há pendências, como as adaptações que devem ser feitas na cava para receber os rejeitos e as licenças de operação (LO) e de operação corretiva (LOC).

 

Ainda segundo a Semad, as duas licenças só serão analisadas após a conclusão das obras de preparação da cava, que serão feitas pela Samarco. A expectativa da pasta é fazer a análise das LO e LOC em meados de 2018.

 

De acordo com a Samarco, a retomada das atividades será gradual e as licenças prevêem o uso de 26% da capacidade minerária da empresa.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document