Mais de 1,7 mil detentos de Mato Grosso do Sul vão fazer a prova do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos), entre os dias 21 e 22 de novembro. Só na Capital, são 609 pessoas privadas de liberdade que participarão do exame.
O primeiro dia de prova é destinado para os reeducandos que desejam conseguir certificação do Ensino Fundamental. Quem busca concluir o Ensino Médio, fará o exame no segundo dia.
Para ser considerado aprovado, o participante deve atingir, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento, por meio das questões objetivas, e 5 pontos na redação.
As provas serão realizadas em seis estabelecimentos penais de Campo Grande, sendo eles o Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho (Máxima), Instituto Penal de Campo Grande (IPCG), Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi” (EPFIIZ), Centro de Triagem “Anísio Lima”, Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, na unidade de semiaberto feminina, e na Casa do Albergado.
No interior do estado, as provas serão aplicadas nos presídios de Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Dois Irmãos do Buriti, Jateí, Jardim, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas.
Encceja - Para os candidatos que não estão privados de liberdade, a prova está marcada para o próximo domingo (19). Quase 80 mil candidatos se inscreveram em todo o estado, o sexto maior número de inscrições no país.
Por questões de segurança, o Inep (Instituto Nacional de Estudos Educacionais e Pesquisas Anísio Teixeira) não divulga a relação dos locais de prova. Sendo assim, os candidatos devem consultar o site do instituto para saber onde vão fazer prova.