A guariva, a Campomanesia spp, foi transformada no fruto que simboliza Mato Grosso do Sul. A lei que declara essa fruta típica do Cerrado como ícone do estado foi publicada nesta quarta-feira (8), no Diário Oficial.
A lei autoriza também a inclusão do fruta em todas as divulgações do potencial turístico de Mato Grosso do Sul, em eventos e atividades dentro e fora do estado.
Matéria do Globo Repórter já mostrou que em Mato Grosso do Sul a guavira é considerada uma fruta da resistência, porque depois da estiagem, começa a chuva e aí, sim, as frutas aparecem nos guavirais nativos. E tem de coletar rápido porque elas amadurecem e duram no máximo duas semanas. Ficam assim. Em cachos. Verde e amarelo: a cor do Brasil.
No laboratório de tecnologia de alimentos foi confirmado que a guavira tem mais vitamina C do que a laranja. Em algumas espécies, foi encontrado quase 20 vezes mais vitamina C do que a laranja.
A cor amarela indica a presença de betacaroteno, que se converte em vitamina A; tem potássio, que ajuda a manter o vigor muscular; cálcio e fósforo, que deixam os ossos e dentes fortes; e magnésio, importante na digestão.