Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2018
03 de NOVEMBRO de 2017 | Fonte: Correio do Estado

Censo Agro visitou mais de 1 milhão de estabelecimentos

Tecnologia permite que recenseadores utilizem dispositivo digital com transmissão imediata.
Última edição do Censo Agropecuário aconteceu em 2006 (Foto: Ascom IBGE)

O balanço de atividades do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente a 10ª edição do Censo Agro 2017 completou no dia 1º de novembro, um mês de coleta de dados, com mais de um milhão de estabelecimentos recenseados em todo país. 

 

A equipe formada por 18 mil entrevistadores deve visitar até fevereiro do ano que vem, 5,2 milhões domicílios classificados como rurais. O resultado obtido até o momento representa 19,74% do total estimado, sendo a região Sudeste a mais adiantada, com 22,48% estabelecimentos recenseados. 

 

Entre as informações levantadas estão: área, produção, características do pessoal ocupado, uso de irrigação, agrotóxicos, entre outros itens. Os resultados do Censo Agro atualizarão as informações que norteiam o setor agropecuário e que estão desatualizadas há 11 anos. 

 

TECNOLOGIA

Com objetivo de agilizar as etapas de coleta e cruzamento de dados, o IBGE está utilizando um equipamento denominado Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), semelhante a smartphones comuns. O aparelho roda um aplicativo desenvolvido pelo instituto que utiliza GPS e imagens de satélite para cada setor censitário, assinalando a posição do recenseador no terreno e indicando a localização e os endereços dos estabelecimentos que devem ser visitados. 

 

O Censo Agro 2017 vai possibilitar a elaboração do cadastro de estabelecimentos agropecuários. Isso permitirá a criação de uma pesquisa anual, por amostra, específica para o setor rural. Trata-se da Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários, que irá captar dados pormenorizados sobre receitas e despesas na produção, crédito e seguro rural, proteção de mananciais, conservação da fauna e flora, técnicas de produção, além da situação social e familiar dos trabalhadores do campo, entre outros temas.



Untitled Document
Últimas Notícias
Supermercados Chama lançam promoção do Dia das Mães
Zé Teixeira intercede por construção de rotatória em rodovia de MS
Zeca retira ação contra o Santos, que fecha com o Inter troca por Sasha
Untitled Document