Um militar do Corpo de Bombeiros de Costa Rica ficou gravemente ferido depois de ter um disco de uma esmerilhadeira encravado no rosto na manhã deste domingo (27/08). O soldado ajudava um amigo em uma serralheria quando o acidente aconteceu. Um avião da Sejusp foi disponibilizado para transferir o militar com urgência para a Santa Casa de Campo Grande.
Conforme apurado pela reportagem, o soldado de 29 anos está de férias e neste domingo foi até uma lanchonete ajudar um colega em um serviço de serralheria, mas durante o trabalho o disco de uma esmerilhadeira se soltou e atingiu o rosto do militar, ficando encravado na sua testa.
Segundo o comandante do batalhão, major Aldinei Perez da Silva, o estado de saúde do militar é grave. Os médicos da cidade, que fizeram os primeiros atendimentos, constataram que o corte foi profundo, o que aumenta o risco de uma hemorragia na retirada do disco. “O disco pode estar comprimindo alguma artéria”, explicou.
Por conta disso, o militar, que deve o nome preservado, precisou ser transferido em sistema de vaga zero para a Santa Casa da Capital, onde passará por cirurgia. Um avião da Sejusp (Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública) foi disponibilizado para fazer o transporte. Conforme informações preliminares, o soldado já está em Campo Grande e recebe atendimento no hospital.
“Os médicos informaram que ele não sobreviveria ao trajeto até a Capital de ambulância, por isso foi feito o contado com o Comando-geral do Corpo de Bombeiros que providenciou o transporte aéreo. Tememos pela vida dele, estamos todos muito triste”, relatou o comandante.
De acordo com a assessoria de comunicação da Santa Casa, o militar passa por exames e é acompanhado por dois setores do hospital, o de bucomaxilofacial e a neurologia. Os médicos estudam a melhor maneira de fazer a retirada do disco, em virtude da gravidade do ferimento. O soldado, que está consciente, deve passar por cirurgia ainda neste domingo, assim que os exames ficarem prontos.