Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
24 de AGOSTO de 2017 | Fonte: G1-MS

Segunda linha de produção de celulose da Fibria em MS entra em operação

Empresa antecipa em cerca de três semanas a entrega da segunda linha de produção.

A Fibria antecipou o cronograma e iniciou nesta quarta-feira (23) a operação de sua nova fábrica em Três Lagoas (MS), na região leste de Mato Grosso do Sul. A segunda linha de produção de celulose da companhia começa a funcionar três semanas antes do prazo previsto, que era a primeira quinzena de setembro.

Complexo com duas linhas de produção da Fibria em Três Lagoas (Foto: Fibria/Divulgação)
Complexo com duas linhas de produção da Fibria em Três Lagoas (Foto: Fibria/Divulgação)

Com um investimento de R$ 7,5 bilhões, a segunda linha de produção da Fibria em Três Lagoas terá capacidade de produção de 1,95 milhão de toneladas de celulose de eucalipto por ano. Somando a primeira unidade, já em funcionamento na cidade, a empresa passa a ter uma capacidade de produção de 3,25 milhões de toneladas de celulose por ano ano, o que faz da operação da Fibria no Mato Grosso do Sul uma das maiores fábricas de celulose do mundo.

 

No total, considerando todas as demais unidades da companhia: Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), onde opera a Veracel, a Fibria alcança uma capacidade de produção de 7,25 milhões de toneladas de celulose/ano, o que, segundo a empresa, consolidando a sua liderança mundial no setor.

 

A Fibria anunciou a expansão de sua unidade de Três Lagoas (MS) em maio de 2015, e os trabalhos começaram em seguida. Ao longo de 27 meses, foram gerados 40 mil empregos em toda a cadeia produtiva, do canteiro de obras da empresa no Mato Grosso do Sul até as operações dos cerca de 300 fornecedores diferentes do projeto.

 

“Nesse período de pouco mais de dois anos, concluímos a maior fábrica em linha única da atualidade antes do prazo e abaixo do orçamento proposto, o que evidencia o comprometimento de toda a equipe em ganhar produtividade, reduzir custos e fazer sempre melhor, com segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente. O início da operação da nossa segunda fábrica em Três Lagoas representa o começo de uma nova fase para a companhia, consolidando a sua liderança no mercado mundial”, afirma Marcelo Castelli, presidente da Fibria.

 

Tecnologia

A nova unidade da Fibria traz uma série de inovações na construção, operação e processos industriais e florestais. Um dos destaques é o viveiro automatizado de mudas de eucalipto – a maior inovação tecnológica na área florestal dos últimos tempos. Para atender à demanda de 43 milhões de mudas por ano, especialistas da empresa foram conhecer a tecnologia empregada na fabricação de flores na Holanda. A partir dessa observação, traçaram uma estratégia para criar não apenas o maior viveiro de mudas de eucalipto do mundo, mas também o primeiro totalmente automatizado.

 

O viveiro automatizado da Fibria apresenta novas tecnologias, como a irrigação automatizada, o que permite o controle detalhado do manejo e da nutrição das plantas, e uma estação meteorológica particular que faz a abertura e o fechamento automático de tetos retráteis de acordo com o clima, aumentando a proteção das mudas na fase mais sensível. A estação também mede a intensidade de energia solar no viveiro, propiciando o melhor controle sobre a quantidade de água necessária às plantas.



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document