Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
28 de JULHO de 2017 | Fonte: Fiems

Escola Senai da Construção recebe palestra sobre NBR 15.575

Escolha do tema se deu em função de uma demanda observada junto aos empresários da construção civil.

Empresários da construção civil e de segmentos afins, como movelaria e cerâmica, além de alunos de cursos de graduação de Campo Grande (MS), acompanharam, na noite desta quinta-feira (27/07), a primeira palestra do ciclo organizado pela Escola Senai da Construção. Conduzida pelo engenheiro civil e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), Roberto Christ, a apresentação teve como tema “Norma de Desempenho - Aspectos Gerais da NBR 15.575”.

Palestra sanou muitas dúvidas em relação à NBR 15.575 (Foto: Divulgação)

Segundo o 2º vice-presidente regional da Fiems, Luiz Cláudio Sabedotti Fornari, responsável pela abertura do evento, o ciclo de palestras integra uma série de ações do Sistema Fiems em resposta a uma demanda crescente por inovações tecnológicas nos mais variados segmentos. “Essas discussões são uma maneira de fazer com que os reflexos dessas inovações sejam positivos e melhorem a performance das nossas empresas”, completou.

 

O gerente da Escola Senai da Construção, Roger Benites, esclareceu que a escolha do tema se deu em função de uma demanda observada junto aos empresários do segmento. “A norma de desempenho traz uma série de diretrizes, e os empresários ainda têm muitas dúvidas, sobretudo sobre como conciliar os custos para que todas as especificações sejam atendidas e o projeto não se torne inviável”, afirmou.

 

Para o palestrante Roberto Christi, a NBR 15.575, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), estabelece parâmetros técnicos para vários requisitos importantes de uma edificação, como desempenho acústico, desempenho térmico, durabilidade, garantia e vida útil, e determina um nível mínimo obrigatório para cada um deles. “As regras privilegiam os benefícios ao consumidor e dividem responsabilidades entre fabricantes, projetistas, construtores e usuários. A norma NBR 15.575 diz que níveis de segurança, conforto e resistência devem proporcionar cada um dos sistemas que compõem um imóvel: estrutura, pisos, vedações, coberturas e instalações”, declarou.

 

Repercussão

O acadêmico do curso de Engenharia Civil, Bruno dos Reis Amorim, de 23 anos, disse nunca ter ouvido falar da NBR 15.575 antes da palestra. “Por isso é tão importante participar de eventos como esse, que complementam a nossa formação acadêmica. Eu já faço estágio numa empresa de construção e faço questão de me manter atualizado em temas relacionados à minha futura profissão”, declarou.

 

Já para Ed Wilson Alves, assistente comercial de uma indústria cerâmica, ainda existem muitas dúvidas em relação à norma de desempenho, e a palestra ajudou a solucionar algumas delas. “Especialmente o aspecto relativo à viabilidade financeira da implantação da NBR. As discussões foram de grande valia”, avaliou.

 

Ciclo de palestras

O Ciclo de Palestras da Escola Senai da Construção continua nesta sexta-feira (28/07) a partir das 16h30 com a palestra “Alvenaria Estrutural em Blocos Cerâmicos na Construção e Normas ABNT”, da mestra em construção civil Márcia Melo. Logo em seguida, às 17h30, a assessora econômica do Sinduscon/MG e economista do banco de dados da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), Ieda Vasconcelos, fala sobre o tema “Cenário Macroeconômico Atual, Perspectivas e o Desempenho da Construção Civil”.

 

Para encerrar o Ciclo de Palestras, às 18h30, o engenheiro civil e pesquisador das áreas de construção e sustentável, Eduardo de Almeida, falará sobre “Lean Construction ou Construção Enxuta”. Esse tema nada mais é do que a aplicação da mentalidade enxuta no setor da construção e essa abordagem já faz parte do dia a dia de algumas construtoras e profissionais do setor.

 

Serviço

A Escola da Construção fica na Avenida Rachid Neder esquina com a Rua Caxias do Sul, Bairro Coronel Antonino, em Campo Grande (MS).



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document