Mato Grosso do Sul pode ficar 60 dias ou mais sem chuva. A previsão é de que em todos os municípios do Estado, que já estão entre 32 e 45 dias sem chuva, a umidade relativa do ar chegue a níveis críticos, abaixo de 10% a partir da próxima semana.
A estiagem deve persistir pelo menos até o dia 3 de agosto. Até lá, não há previsão de chuva em nenhuma região do Estado. Hoje a umidade relativa do ar deve ficar em 25% e a temperatura no Estado entre 14°C e 28°C.
O meteorologista Natálio Abrahão Filho explicou que a situação é típica do inverno e pode piorar, prejudicando a saúde das pessoas e também a produção de alimentos.
“É muito preocupante, primeiro o frio intenso desta semana e agora a previsão de níveis críticos de umidade, de deserto. Queima de pastagens interfere na qualidade das plantações. E para as pessoas, quem não se vacinou contra gripe, por exemplo, pode ser uma possível vítima”.
A região norte do Estado é a mais prejudicada com a falta de chuva até agora. Já são 45 dias sem ocorrências em Coxim, Rio Verde, Sonora, Pedro Gomes e Alcinópolis. Já na região central, em Campo Grande, a última chuva registrada foi no dia 19 de junho.