O município de Itaquiraí, a 400 km de Campo Grande, ingressou na campanha nacional contra o trabalho infantil. Com a participação de órgãos municipais, Escola Agrícola, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Polícia Militar, a ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
Com 12 assentamentos rurais, o município possui pelo menos três mil famílias de trabalhadores rurais. A campanha começou com distribuição de panfletos e adesivos na área central, mas será levada para a zona rural nos próximos dias.
A secretária Virgínia do Carmo Messias Cardoso explicou que o objetivo é mobilizar a sociedade sobre a necessidade de combater o trabalho infantil – toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima legal permitida pela legislação, que é de 14 anos.
Segundo ela, as formas mais nocivas ou cruéis de trabalho infantil não apenas são proibidas, mas, também se constituem crime, com pena de prisão e multa.
“Devemos mobilizar toda a sociedade sobre essa situação. Só assim conseguiremos garantir os direitos e deveres das nossas crianças e adolescentes. Em Itaquiraí, o objetivo é ter nossas crianças nas escolas e sendo assistidas pelos projetos sociais”, disse Virginia Cardoso.