Pesquisa de intenção de compras para o Dia das Mães, realizada pelo Instituto de Pesquisa Fecomércio-MS (IPF-MS) em parceria com o Sebrae MS, mostra que o comércio de Mato Grosso do Sul irá receber um aporte de R$ 70 milhões no período, 13% a mais do que no ano passado. A média de gasto por presente no Estado será de R$ 135,27, valor superior aos R$ 129,46 do ano anterior.
De acordo com a pesquisa, em Naviraí o valor médio estimado do presente do Dia das Mães será em média R$ 120 (Foto: Folha de Naviraí/ Jr Lopes) |
– Estamos com expectativas mais otimistas, como aquelas refletidas no Índice de Confiança do Empresário do Comércio, o ICEC, que neste ano tem alcançado patamares elevados. Isso demonstra indícios de uma possível recuperação da economia – explica o presidente do Sistema Fecomércio-MS, Edison Araújo.
A pesquisa foi realizada em 13 municípios do Estado, com 2.175 pessoas. O levantamento também mostrou que investimentos em comemorações serão em torno de R$ 38 milhões voltados, principalmente, para o ramo alimentício. O gasto médio no Estado será de R$ 118,00 e 46,9% afirmam que vão comprar à vista.
NAVIRAÍ
A pesquisa aponta que 57,4% dos naviraienses pretendem ir às compras nestes dias que antecedem o Dia das Mães. O valor estimado para o presente a ser comprado é de R$ 120, 18 em média.
PRESENTES
As mães, sogras e esposas estão entre as pessoas mais homenageadas, respondendo por 47,03%, 10,32% e 8,45%, respectivamente. Os entrevistados disseram ainda que pretendem comprar um (47,7%) ou até dois presentes (17,89%). O índice de quem não informou quantos presentes vai comprar é significativo: 30%. Entre os presentes mais visados estão vestuário (26,42% ) e perfumes ou cosméticos (14,02%). O índice daqueles que ainda não definiram a lembrança ainda é alto: 26,46%. Outros itens que aparecem na pesquisa foram: calçados (9,2%), bolsas e acessórios (5,23%).
A pesquisa mostra ainda que 49,47% dos consumidores vão às compras na semana em que se comemora o Dia das Mães. Além disso, 3,72% afirmam que não sabem se vão comprar e 5,42% não definiram se vão comemorar a data.
– É a oportunidade para o empresário adotar estratégias de fidelização do cliente potencial, lembrando que eles estão em busca de qualidade, preço e atendimento – afirma Edison Araújo.