Dois jovens derrubam uma placa de "Proibido Estacionar" em uma rua de Dourados. A ação foi gravada por alguém da turma dos autores, no entanto se espalhou na internet e foi enviada ao Dourados News pelo canal Ligado na Redação.
A atitude ilegal foi feita durante a noite. Não é possível identificar a rua em que ocorre o fato. A gravação termina com a placa ao chão.
Com o ato de vandalismo, torna-se necessário a reposição de placas na cidade.
Conforme Carlos Fábio Selhorst dos Santos, diretor da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Dourados), uma média de 15 a 20 placas de sinalização são "recolocadas" em Dourados diariamente. Ele cita que dentre essas a maioria é por vandalismo.
"É uma quantidade grande, com custo alto a Prefeitura e a maior parte das trocas são por ações de vândalos", disse.
A quantidade chega a uma média de 600 placas por mês. Conforme o diretor e a maioria das placas "atacadas" são de "Pare".
O diretor cita que as situações ocorrem tanto na área central como nos bairros, mas conta com maior incidência na região do Jardim Universitário.
Ele cita que quem pratica esse tipo de atitude pode estar contribuindo com graves acidentes, já que retira a informação essencial a quem transita na via.
"Quem retira ou derruba placa pode sim ser responsável por um acidente e esse pode ser até mesmo fatal com a falta de sinalização nas vias", diz.
Denúncias desse tipo de ação podem ser feitas na Polícia Militar ou Guarda Municipal.
"É fundamental que denunciem para que essas atitudes sejam coibidas", diz Carlos.