Depois de suspender novas contratações, a Caixa Econômica Federal informou que voltará a receber propostas de financiamento da linha Pró-Cotista, a partir desta terça-feira (09). A princípio o banco informou que não tinha recursos suficientes para novas contratações.
A linha é a mais barata do programa Minha Casa Minha Vida e financia imóveis de até R$ 950 mil, com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A Caixa negou que a suspensão esteja relacionada à falta de recursos por causa do resgate de recursos de contas inativas do FGTS.
Após a repercussão, no fim do dia de ontem a Caixa emitiu nota informando que junto ao Ministério das Cidades estavam "remanejando recursos do FGTS para aporte de R$ 2,54 bilhões na linha Pró-Cotista".
O financiamento pela linha Pró-Cotista pode ser contratado por trabalhadores com pelo menos 36 meses de vínculo com o FGTS. Também é preciso ter saldo na conta do FGTS de pelo menos 10% do valor do imóvel ou estar trabalhando. A taxa de juros é de 8,66% ao ano.