Untitled Document
TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2019
05 de MAIO de 2017 | Fonte: O Globo

Sambista Almir Guineto morre aos 70 anos

O músico estava internado para tratamento de uma pneumonia no Hospital do Fundão
Almir Guineto - Divulgação

O sambista Almir Guineto, fundador do grupo Fundo de Quintal, faleceu nesta sexta-feira aos 70 anos. Ele estava internado para tratamento de uma pneumonia no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, o Hospital do Fundão, na Zona Norte do Rio, desde março.

 

A causa da morte, no entanto, ainda não foi confirmada pela equipe do músico.

 

Em junho do ano passado, o sambista já havia informado por meio de um comunicado que estava tratando uma insuficiência renal crônica, motivo que o obrigou a se afastar dos palcos.

 

Um dos maiores representantes do samba de raiz, o carioca Almir Guineto ajudou a fundar o grupo Fundo de Quintal no final da década de 1970, e deixou importantes sucessos como "Mordomia", "Mel na boca", "Caxambu", "Saco cheio" e "Lama nas ruas".

 

Sua contribuição para a história do samba é ainda maior por ter inserido no gênero o banjo com afinação de cavaquinho, instrumento quase inevitável hoje.

 

— Almir herdou o talento do pai, seu Iraci Serra, um dos maiores violonistas do samba em seu tempo — contou Nei Lopes, dos principais compositores e estudiosos do samba ao GLOBO. — E levou para o fundo de quintal do Cacique de Ramos a palhetada no banjo criada por seu tio Mazinho, também um velho baluarte salgueirense. Nas mãos de Almir, o banjo virou um misto de instrumento de harmonia e percussão, como se fosse um "reco-reco harmônico". Ele ainda difundiu no samba a magia do jongo, aprendida com Geraldo do Caxambu, seu tio, e a malícia do partido-alto, no estilo de Geraldo Babão, mestre de nós todos.

 

O último trabalho do cantor foi o disco solo "Cartão de visita", lançado em 2012. Na época em que saiu, o álbum representava a volta do músico após um hiato de 11 anos.



Untitled Document
Últimas Notícias
Conselho Estadual de Agrotóxicos elabora plano para difusão do Manejo Integrado de Pragas em MS
Adolescente morre após ser agredido com enxada
Com faca, homem ameaça e rouba bolsa de mulher
Untitled Document