Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 20 DE OUTUBRO DE 2017
05 de MAIO de 2017 | Fonte: Dourados News

Bebê de um ano é a primeira vítima fatal por gripe A em 2017 no MS

Um bebê de um ano que morreu no último domingo, dia 30 de abril, é a primeira vítima fatal da gripe A em Mato Grosso do Sul, no ano de 2017. O caso aconteceu em Campo Grande, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Leblon - região sudoeste da Capital.

 

Segundo o site Campo Grande News, a criança morreu quatro dias após apresentar os primeiros sintomas e a confirmação do motivo da morte veio em exames posteriores, confirmando infecção pelo vírus H3N2, um dos causadores da gripe A, junto ao H1N1.

 

O óbito já foi notificado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) à SES (Secretaria de Estado de Saúde) e incluído no boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (4).

 

No boletim, as notificações de gripe A já somam 209 este ano, sendo que 26 casos foram confirmados, todos eles de H3N2. A Influenza B teve dois registros, ambos em Ivinhema. Em relação aos óbitos, em 2016 foram registrados, nos primeiros quatro meses, nove mortes por gripe A - a morte do bebê de 1 ano foi a primeira de 2017.

 

Conforme informações da assessoria de imprensa da Sesau, a família da criança vítima do H3N2 informou que ela havia tomado a vacina contra a gripe em dezembro de 2016 e não havia sido imunizada na campanha deste ano, por já apresentar quadro gripal na data de abertura da vacinação, 18 de abril.

 

A Sesau ainda explica que nas imunizações, cada dose contém cepas diferentes das atualmente circulante do vírus, ou seja, a criança teve contato com uma cepa diferente da que havia sido imunizada em dezembro de 2016.

 

Além disso, a Saúde Pública informa que não há motivo para pânico, já que a campanha de vacinação prossegue em todas UBS (Unidades de Básicas de Saúde) e UBSFs (Unidades de Básicas de Saúde da Família) até o dia 26 de maio. O atendimento é diário, inclusive nos fins de semana, conforme esquema de plantão.



Untitled Document
Últimas Notícias
Izauri assina contrato para construção de 59 casas no Interlagos II
Empreendedores de Maracaju recebem curso de gestão financeira
Jogos entre brigadistas ocorre neste sábado na Copasul
Untitled Document