Untitled Document
QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
05 de MAIO de 2017 | Fonte: Dourados News

Bebê de um ano é a primeira vítima fatal por gripe A em 2017 no MS

Um bebê de um ano que morreu no último domingo, dia 30 de abril, é a primeira vítima fatal da gripe A em Mato Grosso do Sul, no ano de 2017. O caso aconteceu em Campo Grande, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Leblon - região sudoeste da Capital.

 

Segundo o site Campo Grande News, a criança morreu quatro dias após apresentar os primeiros sintomas e a confirmação do motivo da morte veio em exames posteriores, confirmando infecção pelo vírus H3N2, um dos causadores da gripe A, junto ao H1N1.

 

O óbito já foi notificado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) à SES (Secretaria de Estado de Saúde) e incluído no boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (4).

 

No boletim, as notificações de gripe A já somam 209 este ano, sendo que 26 casos foram confirmados, todos eles de H3N2. A Influenza B teve dois registros, ambos em Ivinhema. Em relação aos óbitos, em 2016 foram registrados, nos primeiros quatro meses, nove mortes por gripe A - a morte do bebê de 1 ano foi a primeira de 2017.

 

Conforme informações da assessoria de imprensa da Sesau, a família da criança vítima do H3N2 informou que ela havia tomado a vacina contra a gripe em dezembro de 2016 e não havia sido imunizada na campanha deste ano, por já apresentar quadro gripal na data de abertura da vacinação, 18 de abril.

 

A Sesau ainda explica que nas imunizações, cada dose contém cepas diferentes das atualmente circulante do vírus, ou seja, a criança teve contato com uma cepa diferente da que havia sido imunizada em dezembro de 2016.

 

Além disso, a Saúde Pública informa que não há motivo para pânico, já que a campanha de vacinação prossegue em todas UBS (Unidades de Básicas de Saúde) e UBSFs (Unidades de Básicas de Saúde da Família) até o dia 26 de maio. O atendimento é diário, inclusive nos fins de semana, conforme esquema de plantão.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document