Médicos que atuam na Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), na Santa Casa de Campo Grande e em órgãos do governo estadual e federal, em Mato Grosso do Sul, são investigados por fraudes e irregularidades na atuação profissional. O Ministério Público do Estado (MPE-MS) verifica pelo menos seis profissionais por não comparecerem aos locais de trabalho, não cumprirem a jornada estabelecida, atuarem em mais de uma unidade de saúde simultaneamente, além de acúmulo de cargos públicos.
Uma das denúncias é sobre médico que atua no PS e ao mesmo tempo na cirurgia da Santa Casa (Foto: Paulo Ribas/Correio do Estado)
|
Em uma das investigações do órgão, quatro são apontados por acumular cargos públicos na Prefeitura Municipal de Campo Grande; Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Agência de Previdência do Mato Grosso do Sul (Ageprev) e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp); e no governo federal através do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Na abertura da investigação, em novembro do ano passado o promotor de Justiça, Alexandre Pinto Capiberibe Saldanha, foi enfático ao solicitar providências para comprovar as irregularidades, pois de acordo com ele, nenhum dos profissionais cumpre a jornada de trabalho como deveria.
A investigação está em andamento na 30ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, responsável pela área do patrimônio público e social, cujo atual titular é o promotor Marcos Alex Vera de Oliveira.
Além desse caso, o órgão também investiga improbidade administrativa por parte de um quinto profissional, que também “não estaria cumprindo com a carga horária definida pelo órgão público, apesar de assinar rigidamente a folha de frequência”.
Mas o próprio MPE afirmou que o médico “está fraudando a folha de frequência em prejuízo ao patrimônio municipal mediante falsa declaração de presença”. A investigação é conduzida pelo promotor Humberto Lapa Ferri, titular da 31ª Promotoria de Justiça, também da área do patrimônio público e social, e teve edital publicado no Diário Oficial do MPE/MS no dia 8 de março deste ano.