Prédios públicos, privados e depósitos podem ser obrigados a instalar chuveiros automáticos ou sprinklers em Campo Grande. Medida ainda está em análise na Câmara Municipal.
Imóveis na fase de projeto estariam sujeitos a implementar sprinklers de forma imediata (Foto: Divulgação)
|
Chiquinho Telles (PSD), autor da proposta, justificou que os equipamentos podem conter eventuais incêndios, possibilitar evacuação dos imóveis e proteção a estrutura.
Quando aprovada, a norma deve ser aplicada as edificações cobertas com mais de 750 m², altura superior a 12 metros, assim como depósitos de líquidos inflamáveis ou combustíveis com área a partir de 500 m².
Imóveis na fase de projeto estariam sujeitos a implementar os sprinklers imediatamente. Aqueles em construção até o fim da obra, enquanto os demais na realização de reforma ou regularização.
Alvarás de funcionamento, habite-se ou qualquer outra licença de órgão ambiental ou regulador podem não ser concedidos aqueles que deixarem de se adequar ao novo regramento.
Lei Estadual nº 4.335/2013, que Instituiu o Código de Segurança Contra Incêndio, Pânico e outros Riscos, já recomenda instalação de chuveiros automáticos nas edificações com área superior a 900 m² ou altura a partir de 10 metros.