Untitled Document
SEGUNDA FEIRA, 22 DE MAIO DE 2017
02 de MARÇO de 2017 | Fonte: G1-MS

Falta de chuva faz Japorã decretar emergência

Plantação de pequenos produtores está comprometida pela estiagem. Decreto considera danos sociais e econômicos a comunidades rurais.
Falta de chuva na zona rural faz Japorã decretar emergência em MS (Foto: Divulgação)

A pouca quantidade de chuva em Japorã, a 470 km de Campo Grande, foi motivo para a prefeitura decretar situação de emergência na zona rural da cidade, segundo publicação na edição desta quinta-feira (2) do Diário Oficial dos Municípios.

 

O município no extremo sul de Mato Grosso do sul teve baixos níveis de precipitação desde janeiro. Dentre os efeitos provocados pela estiagem estão graves prejuízos econômicos com o plantio da safrinha do milho e comprometimento dos serviços de abastecimento de água por meio da captação rústica, além de atrapalhar as reservas hidrológicas e capacidade de distribuição.

 

O escoamento da produção leiteira dos pequenos produtores rurais e a produção agropecuária, principalmente de milho, mandioca e hortifruti sofre perdas graves por conta da falta de chuva, o que provoca danos econômicos e sociais, segundo o decreto.

 

A vulnerabilidade das comunidades rurais afetadas pela falta de chuva também foi considerada pela prefeitura para decretar o estado de emergência. Segundo o decreto, essas populações vivem em isolamento e faltam equipes de saúde para atendimento, inclusive na comunidade indígena.

 

Como consequência da declaração de situação de emergência, os órgãos municipais e voluntários ficam autorizados a atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil com objetivo de assistir a população afetada pela falta de chuva.

 

E, como de praxe, ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários para as atividades de resposta ao desastre e prestação de serviços e obras relacionadas ao problema. O decreto entra em vigor na data da publicação.



Untitled Document
Últimas Notícias
Cursilho Naviraí promove Feijoada dia 02 de Julho no Salão Paroquial
Comissão aprova redução de pena para preso com deficiência
Caminhão boiadeiro carregado com 20 animais tomba em Naviraí
Untitled Document