Untitled Document
SEGUNDA FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2024
24 de FEVEREIRO de 2017 | Fonte: Subcom

Reinaldo sanciona lei que cria banco de dados de violência contra idosos

Objetivo é fazer com que o Governo do Estado armazene dados organizados para dar publicidade aos índices de violência contra os idosos.
Foto: Divulgação

O governador Reinaldo Azambuja sancionou nesta sexta-feira (24/02) a Lei 4.981 que cria um banco de dados com estatísticas de violência contra idosos. De autoria do deputado Cabo Almi, a lei trata do “armazenamento de dados, produção e divulgação de estatísticas sobre a violência contra as pessoas idosas no Estado de Mato Grosso do Sul”.

 

Conforme a norma,  o objetivo é fazer com que o Governo do Estado armazene dados organizados para dar publicidade aos índices de violência contra os idosos, “a fim de instrumentalizar a formulação de políticas de segurança pública voltadas a este segmento”.

 

Nesse caso, são considerados casos de violência contra idosos as condutas penalmente tipificadas que causem morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à vítima, tanto no âmbito público como privado.

 

Também serão compreendidos como violência os diversos tipos de abuso, inclusive financeiro e patrimonial, maus tratos físicos, sexuais, psicológicos, exploração laboral, expulsão ou exclusão da comunidade e toda forma de abandono ou de negligência que tenha lugar dentro ou fora do âmbito familiar ou da unidade doméstica, ou que seja perpetrado ou tolerado pelo Estado ou por seus agentes, onde quer que ocorra.

 

As estatísticas da violência contra idosos serão divulgadas semestralmente no Diário Oficial do Estado (DOE-MS) e nos sites eletrônicos do Governo do Estado. A lei entra em vigor nesta sexta, data da publicação. Clique aqui para conferir a lei na íntegra (página 1 do DOE-MS de hoje).



Untitled Document
Últimas Notícias
Pecuaristas de MS devem atualizar cadastro de rebanhos na Iagro até o dia 30 de novembro
STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal
TJD-MS estabelece até 4 de dezembro nova eleição da Federação de Futebol
Untitled Document