Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
31 de JANEIRO de 2017 | Fonte: Diário Digital

Após operação do Gaeco, diretor da Agepen se demite

Ailton Stropa Garcia deixa o cargo após se tornar alvo da Operação Girve, do Gaeco. Stropa foi diretamente alvo da ação que recolheu documentos em suas salas de trabalho e na sua residência. Ele sempre negou ter cometido qualquer irregularidade.

O juiz aposentado Ailton Stropa pediu demissão do cargo de diretor-presidente da Agência Estadual do Sistema Penitenciário (Agepen) nesta terça-feira, dia 31 de janeiro. Porém, ele permanecerá respondendo pelo posto até que um novo chefe seja nomeado pelo governo.

Ailton Stropa pediu demissão do cargo de diretor-presidente da Agepen (Foto: Arquivo Diário Digital)

A demissão está sendo anunciada quatro dias após a Operação Girve, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que investiga ilegalidades cometidas durante a realização do curso de Treinamento para Intervenção Rápida, Contenção, Vigilância e Escolta do Sistema Penitenciário - Girve (daí o nome da operação).

 

Stropa foi diretamente alvo da ação que recolheu documentos em suas salas de trabalho e na sua residência. Ele sempre negou ter cometido qualquer irregularidade. Porém, decidiu deixar o cargo para que as investigações transcorram sem a presença dele na função. As apurações correm em sigilo.

 

Os celulares de todos os diretores investigados eles foram apreendidos. No interior da residência de um dos diretores foram encontrados R$ 90 mil em dinheiro. Na investigação, estão sendo apurados crimes de peculato, falsidade documental e corrupção.

 

Após a operação do Gaeco, o governo do Estado informou ter aberto procedimento para apurar as suspeitas de irregularidades na Agepen.

 

Hoje, Stropa pediu demissão formalmente em reunião com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e com os secretários de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa e de Governo, Eduardo Riedel.

 

Carta de demissão

Na carta de demissão, Stropa afirma “ter a mais absoluta convicção de que todos os seus atos foram revestidos da mais perfeita legalidade e a certeza de que prestou um bom trabalho à frente da instituição neste delicado momento pelo qual passa o sistema penitenciário nacional e estadual”.

 

Conforme Stropa, o exercício do cargo, infelizmente, extrapolou o seu sacrifício pessoal e atingiu a sua família. Destacou que deixou a tranquilidade da sua aposentadoria e seus negócios particulares para contribuir com sua experiência, honestidade e dedicação a um setor que entende precisar de uma grande transformação, que, certamente, será atingida pela administração Reinaldo Azambuja.

 

Como suas férias já estavam programadas para o próximo dia 14, Stropa colocou-se à disposição para permanecer em suas funções até o dia 10 próximo, uma sexta-feira, caso, antes, não seja indicado um novo nome para assumir o cargo interina ou definitivamente. Da mesma forma, colocou-se inteiramente à disposição do novo gestor para quaisquer informações ou esclarecimentos que sejam necessários.

 

Ailton Stropa

Ailton Stropa Garcia tem 61 anos e é juiz de Direito aposentado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, tendo atuado nas comarcas de Campo Grande e cidades do interior do Estado.  Ele estava na chefia da Agepen desde 13abril de 2015, nomeado pelo governador Reinaldo Azambuja.



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document