O juiz aposentado Ailton Stropa pediu demissão do cargo de diretor-presidente da Agência Estadual do Sistema Penitenciário (Agepen) nesta terça-feira, dia 31 de janeiro. Porém, ele permanecerá respondendo pelo posto até que um novo chefe seja nomeado pelo governo.
Ailton Stropa pediu demissão do cargo de diretor-presidente da Agepen (Foto: Arquivo Diário Digital) |
A demissão está sendo anunciada quatro dias após a Operação Girve, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que investiga ilegalidades cometidas durante a realização do curso de Treinamento para Intervenção Rápida, Contenção, Vigilância e Escolta do Sistema Penitenciário - Girve (daí o nome da operação).
Stropa foi diretamente alvo da ação que recolheu documentos em suas salas de trabalho e na sua residência. Ele sempre negou ter cometido qualquer irregularidade. Porém, decidiu deixar o cargo para que as investigações transcorram sem a presença dele na função. As apurações correm em sigilo.
Os celulares de todos os diretores investigados eles foram apreendidos. No interior da residência de um dos diretores foram encontrados R$ 90 mil em dinheiro. Na investigação, estão sendo apurados crimes de peculato, falsidade documental e corrupção.
Após a operação do Gaeco, o governo do Estado informou ter aberto procedimento para apurar as suspeitas de irregularidades na Agepen.
Hoje, Stropa pediu demissão formalmente em reunião com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e com os secretários de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa e de Governo, Eduardo Riedel.
Carta de demissão
Na carta de demissão, Stropa afirma “ter a mais absoluta convicção de que todos os seus atos foram revestidos da mais perfeita legalidade e a certeza de que prestou um bom trabalho à frente da instituição neste delicado momento pelo qual passa o sistema penitenciário nacional e estadual”.
Conforme Stropa, o exercício do cargo, infelizmente, extrapolou o seu sacrifício pessoal e atingiu a sua família. Destacou que deixou a tranquilidade da sua aposentadoria e seus negócios particulares para contribuir com sua experiência, honestidade e dedicação a um setor que entende precisar de uma grande transformação, que, certamente, será atingida pela administração Reinaldo Azambuja.
Como suas férias já estavam programadas para o próximo dia 14, Stropa colocou-se à disposição para permanecer em suas funções até o dia 10 próximo, uma sexta-feira, caso, antes, não seja indicado um novo nome para assumir o cargo interina ou definitivamente. Da mesma forma, colocou-se inteiramente à disposição do novo gestor para quaisquer informações ou esclarecimentos que sejam necessários.
Ailton Stropa
Ailton Stropa Garcia tem 61 anos e é juiz de Direito aposentado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, tendo atuado nas comarcas de Campo Grande e cidades do interior do Estado. Ele estava na chefia da Agepen desde 13abril de 2015, nomeado pelo governador Reinaldo Azambuja.