Untitled Document
QUARTA-FEIRA, 11 DE DEZEMBRO DE 2019
18 de JANEIRO de 2017 | Fonte: Agência Ansa

Maduro chama civis para combater criminalidade no país

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou ontem (17/01) a convocação de civis para combater a crescente criminalidade no país, entregando aos chamados "patriotas cooperantes" funções de segurança e inteligência. A informação é da Agência France Presse.

 

Maduro também relançou as Operações de Libertação do Povo (OLP), manobras militares e policiais contra a criminalidade que, em 2015, foram alvo de denúncias de violações dos direitos humanos, agora rebatizadas de Operações para a Liberdade Humana do Povo (OLHP).

 

"Apenas o povo salva o povo. Convoco todo o nosso povo, com toda a força do Estado venezuelano, com todas as capacidades do Estado venezuelano, para a ação", disse Maduro em rede nacional de rádio e televisão.

 

O presidente destacou que os civis agirão por intermédio de uma "Polícia Comunitária" e de um "Sistema de Inteligência Popular", sem dar detalhes sobre a estrutura das duas organizações.

 

Sobre as polêmicas OLP, Maduro anunciou que voltarão "com mais força", mas com um "conceito novo". "Agora se chamarão Operações para a Libertação Humana do Povo (OLHP), com enfoque na proteção do povo, na busca dos que violam a lei".

 

A nova estratégia será liderada pelo vice-presidente, Tareck El Aissami, que também coordena o comando especial de repressão à ameaça de golpe de Estado, que deteve seis opositores ao "chavismo" na semana passada.

 

A coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) exige a antecipação da eleição presidencial, prevista para 2018, como solução para a grave crise política e econômica que abala a Venezuela.

 

De acordo com pesquisas de órgãos privados, oito em cada dez venezuelanos rejeitam a gestão de Maduro.



Untitled Document
Últimas Notícias
CCJ confirma aprovação de projeto sobre prisão após 2ª instância
Governo adia mudanças no MEI para 2021
Avião desaparece no Chile com 38 pessoas
Untitled Document