Untitled Document
QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
25 de NOVEMBRO de 2016 | Fonte: Agência ALMS

ALMS lança 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulher

Blitz educativa, panfletagens em terminais de ônibus, rodas de conversas com famílias beneficiadas pelo Programa Vale Renda, palestras nas escolas, seminário e capacitação direcionada às servidoras estaduais são os principais atos da campanha.
Luciana Azambuja, subsecretária de Políticas para Mulheres falou na sessão desta quinta (Foto: Foto: Victor Chileno/ALMS)

As atividades da campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres tiveram início na manhã de quinta-feira (24/11), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Simultaneamente, está sendo lançado o Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, instituído pela Lei 4.784, de autoria do deputado Professor Rinaldo (PSDB).

 

Luciana Azambuja Roca, subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, usou a tribuna durante a sessão ordinária para informar as ações de mobilização programadas pelo Governo do Estado para divulgar os mecanismos legais existentes para coibir a violência de gênero, feminicídio, tráfico de mulheres e assédio sexual e moral.

 

Blitz educativa, panfletagens em terminais de ônibus, rodas de conversas com famílias beneficiadas pelo Programa Vale Renda, palestras nas escolas, seminário e capacitação direcionada às servidoras estaduais são os principais atos da campanha. “Precisamos juntar esforços para sairmos de um Estado que amarga uma triste liderança quando se fala de crimes contra a mulher. Ensinar não só os mecanismos de direitos, mas falar para os homens que não existe desculpa para agressões, pois existem leis. A cada uma hora e meia uma mulher é morta pelo simples fato de ser mulher. A cada onze minutos uma mulher sofre estupro. São números elevados e precisamos reverter essa grave situação”, disse Luciana.

 

A campanha vai até 10 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher. O lugar político da mulher foi outro assunto debatido na sessão. Pedro Kemp (PT) falou da discriminação no trabalho e registrou a violência sofrida pela vereadora Maria Donizete dos Santos, de Porto Murtinho, agredida por outro parlamentar. “Lutamos para que as mulheres cheguem aos espaços institucionais. É um absurdo que, ao conquistar este lugar, essa mulher sofre violência, justificada por um machismo imperado. Não podemos admitir este comportamento nos Parlamentos, espaços de representação popular”.

 

Amarildo Cruz também lamentou o fato e afirmou que apresentará uma Moção de Repúdio. “Não existe justificativa pela agressão sofrida pela vereadora Maria Donizete. A moção de repúdio é para condenar veemente o ato. Reprovamos a intolerância como esta”, comentou Amarildo.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document