Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 04 DE ABRIL DE 2025
14 de MARÇO de 2025 | Fonte: CONAB - COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO

Boletim da Conab aponta crescimento de 28% na produção de MS na safra 2024/2025

Produtividade subiu de 3.121 kg/ha para 3.916 kg/ha, com crescimento de 25,5%. Isso resultou em um incremento na produção, que passou de 20.291,9 mil toneladas para 26.035,6 mil toneladas, uma variação de 28,3%.
Foto: Wenderson Araujo/Trilux

A produção agrícola de Mato Grosso do Sul segue em trajetória positiva na temporada 2024/25, conforme o sexto levantamento realizado pela Conab. O Estado, que apresenta grande relevância para a produção nacional de grãos, viu um aumento significativo na produtividade e na produção de diversos produtos agrícolas, com destaque para a soja, o milho e o algodão, que apresentam resultados expressivos.

 

Entre as principais culturas agrícolas de MS, os números demonstram um incremento notável. A área plantada no Estado cresceu apenas 2,2% entre a safra 2023/24 e 2024/25, passando de 6.502,6 mil hectares para 6.648,6 mil hectares.

 

No entanto, o grande destaque fica para o aumento de produtividade, que saltou de 3.121 kg/ha para 3.916 kg/ha, representando um crescimento de 25,5%. Esse aumento resultou em um significativo incremento na produção, que passou de 20.291,9 mil toneladas para 26.035,6 mil toneladas, refletindo uma variação de 28,3%.

 

O bom desempenho nas lavouras de MS, embora impulsionado pelo crescimento de área plantada, deve-se principalmente à elevação da produtividade, atribuída a melhorias no manejo agrícola, maior uso de tecnologias, práticas de controle de pragas e doenças, e um clima mais favorável, embora com algumas oscilações.

 

Detalhes das culturas

A soja enfrentou desafios climáticos, como seca e chuvas irregulares, que atrasaram a colheita e reduziram a produtividade, especialmente nas lavouras mais jovens. Apesar disso, a soja continua sendo uma das principais responsáveis pelo aumento da produção em Mato Grosso do Sul, com a expectativa de uma safra positiva, embora não recorde, graças ao uso de tecnologias e boas práticas agrícolas.

 

Já o algodão tem boas perspectivas, pois a qualidade das lavouras foi garantida pelo manejo fitossanitário eficaz e controle de pragas. Embora as chuvas frequentes na região norte tenham impactado o desenvolvimento da cultura, as lavouras apresentam boa qualidade de fibra, com foco no controle de doenças foliares, especialmente na região sul.

 

Por sua vez, a safra de milho se beneficia das boas condições hídricas, portanto, a produtividade está satisfatória, apesar da irregularidade das chuvas. Além disso, as lavouras, especialmente na região norte, estão em boa fase de desenvolvimento.

 

Quanto à produção de arroz, esta segue bem, pois as condições para a colheita são favoráveis, embora algumas áreas tenham enfrentado estresse hídrico.



Untitled Document
Últimas Notícias
InovaBio: Bioeconomia e oportunidades para negócios inovadores em MS
MS deverá produzir 14,6 milhões de toneladas de soja
Diária de vereador em MS é até 113% maior que a de ministros
Untitled Document