Untitled Document
SEGUNDA FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2024
16 de NOVEMBRO de 2016 | Fonte: Correio do Estado

Custo de produção cai 5% para avicultores em MS

Governo baixou de 17% para 2% a cobrança do ICMS na energia para o setor
Gasto com energia elétrica é um dos que mais interferem no custo total de produção - Foto: Valdenir Rezende / Correio do Estado

A redução de 17% para 2% na cobrança de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na energia elétrica está chegando à conta dos avicultores sul-mato-grossenses. A queda no imposto enxugou em torno de 5% o custo de produção, o que pode significar incremento de 15% a 18% na lucratividade dos avicultores. Os dados são da Associação de Avicultores de MS (Avimasul). 

 

A eletricidade é uma das despesas operacionais mais altas para a manutenção dos aviários, já que a criação depende de temperatura controlada. Com a economia na conta de energia, o produtor ganha fôlego para investir e elevar produção e produtividade. “É um incentivo para a cadeia produzir melhor e reinvestir no negócio”, avalia o presidente da Avimasul, Adroaldo Hoffmann.

 

O custo com eletricidade dificulta a adoção de tecnologias numa atividade altamente tecnificada. Em cerca de 30% dos criatórios do Estado, os galpões ainda são convencionais, abertos. O ideal seria o formato dark house (casa escura), um sistema fechado que mantém iluminação e temperatura controladas. 



Untitled Document
Últimas Notícias
Cresol promove programas e linhas de crédito para mulheres empreendedoras
Servidores de MS receberão salário dia 3 e o 13º cai na conta dia 10 de dezembro
PRF apreende 40 kg de Crack que saiu de MS e tinha MG como destino
Untitled Document