A queda de 27% nos preços do minério de ferro e a menor demanda por açúcar no mercado internacional derrubaram as exportações da indústria de Mato Grosso do Sul, que amargam números negativos tanto em vendas como na geração de empregos no Estado.
As exportações de produtos industrializados de Mato Grosso do Sul de janeiro a julho deste ano apresentaram queda de 11% em relação ao mesmo período do ano passado, diminuindo de US$ 1,69 bilhão para US$ 1,501 bilhão. Já em volume a redução foi de 10%, caindo de 5,7 milhões de toneladas para 5,1 milhões de toneladas, conforme dados do Radar Industrial da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems).
Ainda de acordo com o levantamento, no período avaliado, as principais quedas foram registradas nos grupos Extrativo Mineral (-37%), Açúcar e Etanol (-27%), Complexo Frigorífico (-11%), Couros e Peles (-9%), Óleos Vegetais (-5%) e Celulose e Papel (-3%), que representam 96,8% da receita total das vendas sul-mato-grossenses de produtos industriais ao exterior.