A Serra do Amolar, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, está em chamas há 15 dias. O fogo atinge a região que fica em Corumbá, a 415 km de Campo Grande, e já consumiu cerca de 10 mil hectares de mata. Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda há focos de incêndio na região, que fica em local de difícil acesso.
Equipes do Prevfogo e dos bombeiros estão no local fazendo o monitoramento do incêndio e a informação é de que o fogo continua rasteiro, mas o incêndio está controlado.
O presidente do Instituto Homem Pantaneiro, Ângelo Rabelo, que cuida da preservação ambiental da região do Pantanal, diz que a situação é preocupante.
"A região merece atenção especial e o quadro é bastante preocupante porque é a área de titulação mundial mais importante do nosso estado", afirmou.
Ainda segundo ele, várias corporações se mobilizam desde a semana passada para conter os focos de incêndio, entre eles Ibama, Prevfog, Corpo de Bombeiros, Exército e Marinha.
Rabelo ressalta que a ação humana também prejudica a região. "Além da combustão espontânea que acontece nessa região temos a ação humana, então, a Polícia Militar Ambiental (PMA) está no local fazendo a ação preventiva para controle do uso do fogo", finalizou.