Untitled Document
SEGUNDA FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2024
21 de JULHO de 2016 | Fonte: Campo Grande News

Vistoria veicular está suspensa a partir desta quinta-feira em MS

Detran oficializou a revogação da medida no Diário Oficial do Estado
Vistoria veicular no Detran-MS, em Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

A vistoria veicular foi oficialmente cancelada pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito). Foi publicada nesta quinta-feira (21), no Diário Oficial do Estado, a revogação da medida, como anunciado na quarta-feira (20), pelo governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB). O cancelamento já vale a partir de hoje.

 

Questionada desde sua instituição, em janeiro de 2015, a vistoria se tornou obrigatória para veículos com mais de cinco anos de fabricação. A portaria foi alvo de críticas porque seria inconstitucional, já que caberia à órgão nacional a instituição, e não à autarquia estadual. Vários estados em que a vistoria foi aplicada também questionaram na Justiça; em algumas regiões ela já estava cancelada.

 

Na edição de hoje do Diário Oficial, a Portaria nº 10 leva em consideração a falta de regulamentação pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Em junho do ano passado, o Detran recebeu ofício do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) dizendo que a cobrança ficaria a critério do órgão estadual, até que uma solução definitiva fosse dada pelo Contran, o que não aconteceu até hoje. 

 

O Detran leva em consideração justamente a falta de regulamentação e que já existe a proposta de normatizar a portaria por parte do órgão nacional. "Que essa proposta de regulamentação deve ocorrer em breve e com isso sanar omissão histórica do Contran".

 

A decisão foi anunciada na tarde de quarta-feira (20), em Ponta Porã, quando o ministro das Cidades, Bruno Araújo, participou da entrega do residencial KamelSaad, com 1.015 casas, que faz parte do programa Minha Casa, Minha Vida, juntamente com o governador.



Untitled Document
Últimas Notícias
MS registra 16.012 casos confirmados de dengue
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
Pecuaristas de MS devem atualizar cadastro de rebanhos na Iagro até o dia 30 de novembro
Untitled Document