Antes mesmo da conclusão dos projetos de expansão das fábricas de celulose, um dos maiores investimentos em todo o país em 2015, Três Lagoas se prepara para receber novos empreendimentos a partir do próximo ano. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Três Lagoas, André Milton, pelo menos oito empresas, maioria de médio porte, estão interessadas em investir no município. Seis já formalizaram o interesse, somando um investimento estimado em R$ 18, 3 milhões. Outras duas, estão em fase inicial de negociação.
Milton explicou que, por se tratar de ano eleitoral, o município fica proibido de realizar doação de áreas, um dos principais atrativos para novos empreendimentos, além do pacote de incentivos fiscais. Logo, esses investimentos devem ser efetivados a partir de 2017. “Como se trata de ano eleitoral, não podemos fazer doação de área. Então, estamos trabalhando muito a questão da prospecção e iniciando vários processos internos. Toda essa parte burocrática interna já está sendo feita para que, a partir do ano que vem, se possa efetivar o processo de doação de áreas se a gente entender ser viável”, explicou.
Entre as empresas interessadas em investir em Três Lagoas, estão de ramos como florestal, calçadista e metalmecânica. “Não se trata de grandes empresas. A gente tem que lembrar que a nossa busca não é somente pelas gigantes. Essas médias empresas também geram número significativo de empregos, geram renda e arrecadação para o município. Além disso, preenche um vazio, uma vez que algumas são prestadoras de serviços na área indústria que fornecem para as grandes [indústrias] de fora e que a gente consegue fazer com que elas se instalem e forneçam daqui mesmo”, completou.