Concedida anualmente a civis e militares que tenham exercido funções de destaque no aperfeiçoamento e projeção da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, a Medalha Tiradentes, uma das mais altas condecorações da PM-MS, foi entregue ao Superintendente de Licitação, Silvano Luiz Rech que é de Naviraí.
À frente da superintendência de Licitação há um ano e quatro meses, Rech tem se destacado pelos sucessivos resultados positivos apresentados na pasta. Além da redução de 30% no tempo médio dos processos licitatórios de 41 para 28 dias, a Superintendência de Licitação do Governo de Mato Grosso do Sul vem produzindo resultados importantes.
Em 2015, R$ 854 milhões deixaram de ser gastos, com eficiência nas compras públicas. Já nos processos de ata de registro de preços que vêm sendo conduzido com extrema competência, 33 “atas caronas” estão sendo compartilhadas com estados como Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Norte, Amapá, Maranhão, Pará, Rondônia, Paraíba, Tocantins e Amazonas.
Patrono das Polícias Militares do Brasil e símbolo da luta pela liberdade e defensor dos direitos individuais e da sociedade, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, nome da honraria concedida, era militar, e sua história de vida inspira policiais militares do país. Ele é considerado exemplo de abdicação dos interesses pessoais por um bem maior.
A entrega da honraria, criada pelo Decreto nº 1.542, de 25 de fevereiro de 1982, aconteceu na última terça-feira (19) às 9h, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, com a presença do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa e do Sub Comandante Geral da PMMS, Coronel PM Francisco de Assis Ovelar.