A ocorrência de onda de calor explica as altas temperaturas registradas, desde sábado (17), em Mato Grosso do Sul. Alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) classifica como risco a saúde o tempo em 61 dos 79 municípios, incluindo Campo Grande.
De acordo com a meteorologista do Inmet, Ingrid Monteiro Peixoto, a intensificação da massa de ar quente e seco tem impedido a formação de nuvens, além de ocasionar altas temperaturas e baixos índices de umidade relativa do ar.
No sábado, termômetros na Capital marcaram 37,4ºC. A umidade relativa chegou a 26%, indicador de estado de atenção. Neste caso, há necessidade de se adotar cuidados como redobrados com a hidratação, umidificação de ambientes, proteção contra os raios solares e prática de exercício físico ao ar livre, evitando período entre 11h e 15h.
Os índices se mantém próximos, neste domingo, com temperatura máxima prevista de 36ºC na Capital. Corumbá e Dourados apresentam, respectivamente, 37ºC e 34ºC. Em todas as cidades a umidade relativa do ar fica na média de 30%.
Meteorologistas explicam que a onda de calor, com alerta válido até segunda-feira (19), está associada ao efeito do El Niño. O fenômeno meteorológico resulta do aquecimento das águas do Oceano Pacífico Equatorial e alteração dos ventos sobre a América do Sul, o que dificulta a entrada de massas de ar polar no país.
IMPACTO NO ESTADO
Somente 18 municípios, conforme o Inmet, podem não ter sido afetados pela onda de calor no Estado. Nos demais a atenção deve ser redobrada quanto a hidratação, umidificação de ambientes, proteção contra os raios solares, além de restrições de horário para atividades físicas e trabalho ao ar livre.
Na lista das cidades potencialmente atingidas estão Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Inocência, Itaporã, Ivinhema, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Caarapã, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Sapezal, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, São Gabriel do Oeste, Taquarussu, Terenos, Três Lagoas e Vicentina.