Na tarde deste domingo (23), 13.587 estudantes de bacharelado, licenciatura e curso de tecnólogo de 24 instituições farão o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) em Mato Grosso do Sul. Os portões serão abertos às 12h e as provas terão quatro horas de duração,com início às 13h, no horário de Brasília), segundo o MEC (Ministério da Educação).
A consulta ao local de prova e o preenchimento do questionário do estudante devem ser feitos no site do Enade. A divulgação do boletim de desempenho dos participantes do exame está prevista para o segundo semestre do próximo ano. Até hoje (23), os participantes devem obrigatóriamente preencher o questionário eletrônico, na página do Enade na internet.
Aqueles que não responderem estarão em situação irregular e podem ser impedidos de colar grau e de receber o diploma, mesmo que façam o exame. O acesso é obtido pelo número do CPF, pelo nome do candidato ou pelo curso. O questionário coleta informações e é usado para subsidiar a construção do perfil socioeconômico dos participantes e obter uma apreciação quanto ao processo formativo.
Nesta edição do exame será avaliado o desempenho de estudantes que devem finalizar a graduação até julho de 2015. Também farão a prova estudantes de cursos superiores de tecnologia com expectativa de conclusão até dezembro próximo e os de cursos superiores de tecnologia que tiverem cumprido mais de 75% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de inscrição.
O Enade integra o Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e foi criado em 2004, com o objetivo de aferir o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação em relação ao conteúdo programático, suas habilidades e competências.
Exame – Conforme o MEC, o participante terá permissão para deixar a sala com o caderno de questões somente três horas após o início do exame, ou seja, a partir das 16h, no horário de Brasília. O estudante que deixar o local de provas antes de uma hora do início da aplicação estará impedido de assinar a lista de presença e será considerado ausente. Ele fica em situação irregular, bem como aqueles que não comparecerem.