O SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário), da CCR MSVia, concessionária que administra a BR-163 em Mato Grosso do Sul, atendeu no primeiro mês de operação, 8.027 ocorrências. Desse total, 2.526 atendimentos referem-se à retirada de objetos lançados na pista, a maior entre os chamados realizados por usuários.
De acordo com o engenheiro Keller Rodrigues, Gestor de Interação com o Cliente, o balanço do primeiro mês de atuação revela que a quantidade de objetos lançados na pista ainda é surpreendente.
“Estamos recolhendo dezenas de objetos na pista por dia, o que significa que o risco potencial de acidentes está sendo combatido”, diz Rodrigues. “Mas é preciso conscientizar os usuários de que o lançamento de resíduos na rodovia é um perigo, representando risco de acidentes e prejuízo para o Meio Ambiente”.
No segundo lugar nas estatísticas aparecem os problemas mecânicos em veículos. Em 30 dias, o SAU atendeu a 2.323 ocorrências desse tipo, sendo 1.463 panes mecânicas, 343 casos de pneu furado, 202 casos de pane seca, 145 panes elétricas, 107 superaquecimentos de motor e 63 casos de bateria descarregada.
“É por conta disso que insistimos com os motoristas, para façam revisões periódicas em seus veículos, agindo preventivamente”, ressalta o engenheiro.
Em relação aos acidentes, a Concessionária registrou 145 ocorrências, com 106 feridos e 3 mortos. Num dos casos, uma mulher morreu próximo a Dourados, após perder o controle de direção do veículo em que guiava e colidir frontalmente contra uma carreta carregada com grãos.
Apesar do número apresentado de acidentes e óbitos, a expectativa da empresa é que a quantidade de vítimas seja reduzida gradualmente, na medida em que as obras de melhoramento das pistas evoluam e as ações educativas atinjam um número cada vez maior de usuários.
Serviço de Atendimento ao Usuário
Criado exclusivamente para atender aos motoristas, passageiros e pedestres que transitam pela BR-163/MS, o SAU envolve cerca de 500 colaboradores, dos quais, 259 profissionais especializados na área de APH-Atendimento Pré-hospitalar (entre eles 35 médicos em plantões 24 horas).
As equipes trabalham distribuídas por 17 Bases Operacionais localizadas, em média, a cada 50 quilômetros da rodovia, e operam em regime de turnos para dar assistência 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Essas equipes contam com uma frota composta por 12 ambulâncias-resgate, 05 unidades móveis de terapia intensiva, 04 VIRs (Viaturas Médicas de Intervenção Rápida), 08 guinchos pesados, 17 guinchos leves, 19 inspeções de tráfego e 11 caminhões de serviço, entre outros.
Os recursos podem ser acionados 0800 684 0163.