Comissões de transição iniciam discussão do orçamento para 2015
A terceira reunião das comissões de transição da atual administração estadual e do próximo governo, realizada na manhã desta quinta-feira (13) na secretaria estadual de Meio Ambiente, de Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), discutiu uma das prioridades em pauta: o orçamento para 2015, cuja proposta inicial já foi encaminhada pelo governador André Puccinelli a Assembleia Legislativa em cumprimento de prazos.
A peça orçamentária foi apresentada aos integrantes da comissão nomeada pelo futuro governador Reinaldo Azambuja, pelo diretor-geral de orçamento da Semac, Nelson Shiguenori Tsushima, ficando agendado reuniões técnicas para detalhamento e ajustamento da LDO (Lei de Responsabilidade Orçamentária) conforme as políticas e metas a serem implementadas pelo novo governo. Também foi apresentada a última revisão do Plano Plurianual do Estado para 2015.
Perfil do Estado
A questão do orçamento e o quadro financeiro do Estado ocuparam grande parte das discussões durante a reunião, que durou duas horas. O detalhamento apresentado pelo diretor-geral de orçamento da Semac, mostrando a recuperação das finanças neste governo, a redução da dívida com a União e o cumprimento dos investimentos constitucionais na educação e saúde, mereceu citação dos membros da comissão de transição do futuro governo.
O coordenador da comissão criada pelo governador eleito Reinaldo Azambuja, Marcelo Miglioli, agradeceu a forma desprovida com que o atual governo disponibiliza acesso a todas as informações inerentes à máquina administrativa e às ações, projetos e programas executados ou a executar, afirmando que as facilidades encontradas permitirão ao novo governo superar as dificuldades iniciais.
“O nosso objetivo é apresentar ao novo governador um perfil mais completo possível da situação atual do Estado, para que ele possa definir o direcionamento de seu governo, e tenho certeza que conseguiremos apresentar este trabalho com o apoio da atual administração”, disse Miglioli, ao final da reunião. Ele afirmou, em entrevista, que “muita coisa está resolvida ou em andamento” na gestão do governador André Puccinelli. “Não tenho dúvidas de que o futuro governador vai seguir o que está funcionando”, completou.
Novas reuniões
A reunião na Semac foi coordenada pela secretária estadual de Administração, Thie Higuchi Viegas dos Santos, com a participação do secretário-adjunto de Fazenda, André Luiz Cance, e do diretor-geral de Orçamento da secretaria de Meio Ambiente, de Planejamento, da Ciência e Tecnologia, Nelson Shiguenori Tsushima, os quais integram a comissão criada pelo governador André Puccinelli. Participou ainda o secretário-adjunto da Semac, Sérgio Yonamine.
Na oportunidade, a comissão de transição do novo governo recebeu documentos referentes ao organograma da Semac e suas indiretas (Imasul e Fundect) e encaminhou, via protocolo, pedido de informações referentes a lotação de servidores efetivos e comissionados e de serviços terceirizados, bem como o cronograma de férias de servidores, inventário de bens da secretaria, folha de pagamento de pessoal, contratos e convênios, licitações em andamento e projetos e programas em execução.
Além do coordenador Marcelo Miglioli, participaram da reunião na Semac os seguintes membros da comissão do novo governo: Ademar da Silva Junior, Athayde Nery de Freitas Junior, Carlos Alberto de Assis, João Bosco de Castro Martins e Felipe Mattos. Às 14 horas desta quinta-feira, as comissões voltam a se reunir, desta vez no setor de gestão de recursos humanos da secretaria estadual de Administração. Amanhã (14), as reuniões estão agendadas na Seprotur (8h30) e secretaria de Fazenda e auditoria-geral (14h).