O Botafogo confirmou nesta quinta-feira (14/04) o último dos contratados da janela do primeiro semestre: Tchê Tchê. Vindo do São Paulo, o volante assinou contrato válido até dezembro de 2024 com o clube carioca, que comemorou a notícia nas redes sociais.
O jogador teve o primeiro dia de clube nesta quinta-feira. Fez exames e participou dos últimos preparativos para o anúncio oficial. Ele ainda precisa ser regularizado antes de estrear pelo clube, mas a forma física não será problema, já que o atleta se preparou com o elenco do Atlético-MG nos primeiros meses do ano.
Tchê Tchê passou o último ano no Galo, onde venceu Brasileirão, Copa do Brasil, Supercopa do Brasil e Campeonato Mineiro. Em 2022, ele perdeu espaço e estava em fim de empréstimo do São Paulo, que desejava negociar o atleta. O Bota aproveitou o momento para garantir o reforço por menos de R$ 5 milhões.
Em General Severiano, o volante chega para reforçar o setor que tem Patrick de Paula e Luís Oyama como titulares. O atleta também pode atuar na lateral direita, que está sem uma das opções do elenco por conta da lesão de Rafael.
Aos 29 anos, Tchê Tchê apareceu para o futebol brasileiro em 2016, como um dos destaques do Audax de Fernando Diniz. Foi para o Palmeiras, onde ficou por três anos, de onde partiu para rápida passagem no Dínamo de Kiev, da Ucrânia. Voltou ao Brasil para defender o São Paulo até 2021, quando vestiu a camisa do Galo e foi multicampeão.
A chegada de Tchê Tchê fecha a primeira janela de transferências do Botafogo de 2022. Recentemente, o clube confirmou outros quatro reforços: o zagueiro Victor Cuesta, o lateral-esquerdo Niko Hämäläinen, o meia Lucas Fernandes e o atacante Gustavo Sauer. Eles se juntam a outras seis contratações do clube pós-SAF: Philipe Sampaio, Renzo Saravia, Luís Oyama, Patrick de Paula, Lucas Piazon e Victor Sá.