Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
26 de MARÇO de 2022 | Fonte: Folha de Naviraí/ Jr Lopes

Alunos do Curso Técnico em Agricultura do IFMS de Naviraí visitam a Copasul

O vice-presidente da cooperativa, Nelson Antonini e o gestor técnico corporativo Anderson Guido, foram entrevistados e falaram sobre a influência do clima nas culturas agrícolas.
Vice-presidente da Copasul, Nelson Antonini, recepciona estudantes do Curso Técnico em Agricultura do IFMS durante visita à cooperativa (Foto: Folha de Naviraí/ Jr Lopes)

Alunos do Curso Técnico em Agricultura Subsequente do Instituto Técnico Federal (IFMS), campus de Naviraí, visitaram na manhã deste sábado (23/03), a sede da Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense (Copasul), sendo recebidos pelo vice-presidente Nelson Antonini e o gestor técnico corporativo Anderson Luis Guido.

 

Os alunos foram acompanhados pelo professor Cícero Teixeira, que ministra a disciplina de Climatologia neste primeiro semestre do curso. O objetivo da visita foi entrevistar os gestores da Copasul sobre os impactos causados nas produtividades das culturas agrícolas anuais em decorrência das condições climáticas desfavoráveis, constatadas nas últimas safras de milho e soja.

O produtor rural e vice-presidente da Copasul, Nelson Antonini e o gestor técnico corporativo Anderson Guido responderam perguntas dos estudantes sobre impactos causados por veranicos na produção agrícola (Foto: Folha de Naviraí/ Jr Lopes)

Nelson Antonini e Anderson Guido responderam diversas perguntas, que foram elaboradas em sala de aula pelos alunos dando ênfase às consequências dos veranicos que provocaram perdas significativas e causaram prejuízos aos produtores de Mato Grosso do Sul, especialmente na região de Naviraí.

 

O agrônomo Anderson Guido destacou que durante o ciclo da soja, que é de 120 dias, a região de Naviraí registrou 74 dias de estiagem. O gestor técnico corporativo explicou que nas quatro regiões atendidas pela Copasul [Naviraí, Maracaju, Deodápolis e Nova Andradina] tiveram níveis de quedas diferentes, porém consideráveis.

As entrevistas, com perguntas de cada um dos estudantes, foram gravadas pelos estudantes do Curso Técnico em Agricultura Subsequente do IFMS de Naviraí (Foto: Folha de Naviraí/ Jr Lopes)

“A região de Naviraí, registrou em torno de 80% de quebra na safra. Deodápolis e Nova Andradina, em torno de 70 a 75% e a região de Maracaju foi um pouco menos prejudicada, com uma perca em torno de 40 a 45%. Eles [região de Maracaju] tiveram uma safra razoável, fecharam com média de 45 a 47 sacas por hectare, mas abaixo da expectativa inicial de produtividade, que era de 70 sacas por hectare. Em Naviraí a média ficou entre 10 a 12 sacas por hectare, quando a previsão inicial era de 60 sacas por hectare, o que culminou com essa quebra de 80% na nossa região”, explicou Anderson Guido.

 

Nelson Antonini, por sua vez, relatou que nunca havia se deparado com um período de estiagem tão grande na região. Um dos principais produtores rurais do Conesul do Mato Grosso do Sul, Nelson disse que que além da quebra da soja neste ano, na safrinha do milho no ano passado os produtores da região de Naviraí colheram em média 30 sacas por hectare, o que representou 1/3 das 90 sacas que estavam previstas.

Alunos do Curso Técnico em Agricultura com o vice-presidente da Copasul, Nelson Antonini, o gestor técnico corporativo Anderson Guido e o professor do IFMS Cícero Teixeira (Foto: Folha de Naviraí/ Jr Lopes)

O vice-presidente da Copasul disse que as previsões para o decorrer de 2022, em relação às condições climáticas, não são das melhores o pode ser desfavorável até a próxima safra de soja, ou seja, até o próximo verão. No entanto, contrariando as previsões meteorológicas iniciais, as chuvas registradas na região de Naviraí nos últimos dias, animam o produtor.

 

“Para nossa sorte eles estão errando e a safrinha está sendo ótima. A gente tem áreas com milho pendoando  e outras que estão na reta final do plantio. O clima para a safrinha, até agora, está excelente e vamos torcer para que continue assim. Tem muitos produtores em situação difícil e uma safrinha boa já dá uma normalizada, caso contrário muitos produtores podem quebrar. Precisamos desta safrinha”, concluiu o vice-presidente da Copasul.

Professor Cícero Teixaira reunido com alunos do Curso Técnico em Agricultura do IFMS de Naviraí, durante visita a sede da Copasul (Foto: Folha de Naviraí/ Jr Lopes)

As entrevistas foram gravadas pelos estudantes do Curso Técnico em Agricultura Subsequente do IFMS de Naviraí, com o objetivo de transforma-las em um documentário a ser apresentado em sala de aula, no final do mês abril.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document