Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
24 de MARÇO de 2021 | Fonte: TV Morena

Oscilação no sistema do Ministério da Saúde dificulta registros de mortes por Covid em MS, diz secretário

Instabilidade fez com que quantidade de óbitos não refletisse a realidade do estado, apontou o gestor.
Secretário de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Uma oscilação no sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica (Sivep) do Ministério da Saúde dificultou na terça-feira (23/03) o registro pelos municípios de Mato Grosso do Sul das mortes por Covid-19.

 

A informação é do secretário estadual de Saúde do estado, Geraldo Resende, ao comentar que o número de mortes pela doença divulgado no boletim epidemiológico desta quarta-feira (24/03), não refletia a realidade por conta da instabilidade do sistema.

 

“Vamos apontar hoje 20 óbitos, o que não é realidade. Nós estamos tendo muito mais óbitos que esses anunciados hoje. Mas é porque o sistema chamado Sivep, está com oscilação, está dificultando a inserção de dados, e certamente amanhã nós vamos ter um número elástico de óbitos já que a nossa média móvel já ultrapassou a 30 óbitos por dia. E a gente sabe que esse número de hoje está a menor, do que o que aconteceu nos últimos dias por essa oscilação do sistema do Ministério da Saúde”, afirmou.

 

O G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, mas até a mais recente atualização da matéria não obteve o retorno.

 

Resende comentou ainda que o problema deve provocar uma distorção em relação aos dados sobre a doença. “Com os 20 óbitos de hoje a nossa média móvel decai para 29,4, mas já disse que esse número certamente não reflete a realidade do número de óbitos que estão tendo, pela oscilação do sistema chamado Sivep”, reafirmou.

 

Mato Grosso do Sul atingiu nesta quarta-feira, 3.915 mortes provocadas pela Covid-19 e 205.712 casos confirmados.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document