Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 15 DE JANEIRO DE 2021
02 de DEZEMBRO de 2020 | Fonte: Subcom

Reinaldo Azambuja pede em Brasília a criação do FCO do Pantanal

A proposta do Governo do Estado é destinar uma parte do Fundo de Financiamento do Centro-Oeste para a área.
Foto: Divulgação

Uma linha de crédito específica para o Pantanal foi assunto de reunião entre o governador Reinaldo Azambuja e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, na terça-feira (01/12).

 

A ideia é destinar uma parte do Fundo de Financiamento do Centro-Oeste para a área. O FCO é um fundo de crédito para empresas e produtores rurais criado pela Constituição Federal de 1988 com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social do Distrito Federal e dos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

 

“Foi uma reunião muito produtiva e que tecnicamente ainda vai ser discutida no âmbito da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste) para levar esses recursos para o Pantanal, pela importância da região”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja.

 

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, afirmou que o ministro mostrou-se favorável ao pedido. “A proposta é colocar a planície pantaneira com uma área prioritária para o FCO Pantanal, colocando 4% do total de recursos, ou R$ 240 milhões. O ministro acatou muito bem. Estamos discutindo tecnicamente há algum tempo e isso vai ser submetido à reunião dos governadores do Condel [Conselho Deliberativo da Sudeco] no dia 7”, disse. 

 

Outro projeto discutido com o ministro Rogério Marinho foi a revitalização do rio Taquari. A Secretaria Nacional de Bacias Hidrográficas é de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Regional. Reinaldo Azambuja e Jaime Verruck apresentaram o levantamento do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) sobre os impactos ambientais. O governador também solicitou a criação de um comitê da Bacia do Rio Taquari.

 

O encontro contou com a participação do deputado federal Beto Pereira e do senador Nelsinho Trad, que é o coordenador da bancada de Mato Grosso do Sul.

 

Reinaldo Azambuja e Jaime Verruck também fizeram uma reunião com a ministra Tereza Cristina. Eles discutiram convênio na área da agricultura familiar, priorizando regularização fundiária, e fizeram uma avaliação do CAR (Cadastro Ambiental Rural).



Untitled Document
Últimas Notícias
Campus Nova Andradina do IFMS abre especialização para servidores da Iagro
Eldorado Brasil oferece mais de 800 vagas no MS para início imediato
Fim de semana no MS será de tempo instável e temperaturas amenas
Untitled Document