A operação deflagrada na manhã desta terça-feira (18/08) pela Polícia Federal de Pernambuco cumpre 11 mandados de busca e apreensão e 3 de prisão preventiva em Mato Grosso do Sul.
A força policial atua em mais 11 estados (AL, BA, CE, GO, PA, PB, PE, PR, RN, SC, SP) e no Distrito Federal. Mato Grosso do Sul é o terceiro com o maior número de investigados. O primeiro é São Paulo, com 82, e Pernambuco, com 56.
Até as 11h de hoje, foram cumpridos 140 dos 189 mandados de busca e apreensão e mandados de prisão.
As quadrilhas trabalhavam em conjunto nos diferentes estados, em uma organização que contrabandeava cocaína do Paraguai, distribuía em território nacional e exportava para Cabo Verde e países da Europa.
Foi determinado pela Justiça Federal a apreensão de 7 aviões, 5 helicópteros, 42 caminhões e 35 imóveis e fazendas ligados aos investigados. Além do bloqueio judicial do valor de R$100 milhões.
As investigações da operação “Além-Mar” seguem desde 2018. Neste período, 12 pessoas foram presas e mais de 11 toneladas de cocaína apreendidas no Brasil e na Europa.
Só entre os meses de março a julho de 2020, foram apreendidos mais de 1,5 tonelada da droga.
A organização transporte a cocaína pela fronteira com o Paraguai e armazenava no interior de São Paulo. Em seguida, deslocavam a droga para as regiões de embarque marítimo e armazenamento em galpões.
Por último, embarcavam o contrabando em navios de carga, através de contêineres, ou veleiros, e os mandavam para outros países.