Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
27 de JULHO de 2020 | Fonte: Subsecretaria de Comunicação de MS

Decreto de emergência suspende autorizações ambientais de queima controlada no Pantanal

Decreto que declara situação de emergência ambiental na área do Pantanal de Mato Grosso do Sul e proíbe queimadas por seis meses.
Foto: Divulgação

Todas as autorizações de queimadas controladas no Pantanal estão suspensas por um período de 180 dias. A medida está em vigor desde sexta-feira, dia 24 de julho, com a publicação do decreto que declara situação de emergência ambiental na área do Pantanal de Mato Grosso do Sul.

 

O secretário Jaime Verruck, da Semagro anunciou que os ministros do Meio Ambiente da Defesa, Ricardo Salles e general Fernando Azevedo, atenderam ao governador e solicitaram o planejamento da ação integrada no Pantanal que terá aeronaves e brigadistas.

 

O Governo do Estado já tomou uma série de medidas para intensificar o combate aos focos de calor na região do Pantanal, com ênfase aos incêndios que ocorrem na borda do Rio Paraguai, em frente a cidade de Corumbá e Ladário.

 

Atendendo a pedidos do governador Reinaldo Azambuja, o governo federal garantiu, na noite de sexta-feira (24/07) mesmo, todo apoio operacional a nova força-tarefa que entrou em operação já no fim de semana. Foram pedidos um helicóptero do Ibama e um avião Hércules, e um helicóptero Pantera do Exército para transporte dos brigadistas às áreas de difícil acesso.

 

Corpo de Bombeiros, brigadistas do Ibama, além da Polícia Militar Ambienta (PMA), que investiga a origem dos focos já estão em campo.

 

O decreto se sustenta “no conjunto de fatores ambientais negativos que resultam na propagação de incêndios florestais, no prejuízo à navegabilidade dos rios, culminando na emissão de altíssimos índices de fumaça que prejudicam ainda mais a saúde da população de toda a região.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document