Os incêndios continuam castigando o município de Corumbá, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Uma das cidades com mais registros de queimadas em 2020, com 2.072 focos, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Corumbá sofreu com quase 100 novos incêndios apenas entre a manhã dos dias 16 e 18 de julho.
A fumaça de tantos incêndios, alguns próximos da cidade, já atingem o centro do município, e fazem com que moradores já comecem a sofrer com dificuldades respiratórias. Conforme o Corpo de Bombeiros, a maioria das queimadas na região já atingiu uma boa profundidade - chegando a pegar fogo em até 30 cm abaixo da superfície - o que faz com que a biomassa seja acumulada e muita fumaça seja emitida.
De acordo com os bombeiros, o combate aos focos também fica mais difícil, já que a efetividade do uso de abafadores e de água, acaba diminuindo significativamente. Neste sábado (18), as equipes de brigadistas se voltavam para um foco de difícil acesso e grandes proporções, em uma área mais afastada da cidade de Corumbá. De acordo com o Corpo de Bombeiros, são realizados levantamentos logísticos e de estratégia periodicamente para o combate das queimadas no município.