Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
15 de JUNHO de 2020 | Fonte: Agência ALEMS

ALEMS intensifica medidas de combate à proliferação do coronavírus

Todos que chegam à Casa de Leis passam por aferição da temperatura, como mais uma medida de prevenção.
Foto: Wagner Guimarães/ ALEMS

Com o foco na saúde dos servidores e da população, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) ampliou as medidas de segurança contra a proliferação do novo coronavírus (Covid-19). Entre as medidas, a aferição da temperatura de todos que adentram à Casa de Leis. O protocolo adotado pela Mesa Diretora determina que pessoas com 37,5?, já na chegada ao Palácio Guaicurus, sejam encaminhadas ao setor médico, caso servidores do Poder Legislativo, ou orientadas a procurar uma unidade de saúde. 

 

A ALEMS tem intensificado a prevenção desde a proliferação do novo coronavírus no Brasil, em março deste ano, com a suspensão de eventos, assim como entrada do público para o acompanhamento das sessões, a fim de evitar aglomerações. Foi adotado o sistema de  trabalho remoto aos servidores, com atenção especial aos grupos de risco - e videoconferência das atividades parlamentares para a continuidade dos trabalhos legislativos até 30 de junho, de acordo com o último ato publicado em Diário Oficial.

 

Os demais servidores passam por avaliação da junta médica e, estando aptos, têm trabalhado presencialmente em regime de escalas, que também são feitas para evitar a aglomeração de colaboradores nos espaços, tanto restritos às salas de cada setor e gabinete parlamentar, quanto aos ambientes comuns. O uso obrigatório de máscaras e a aferição de temperatura, com termômetros em todas as entradas da Casa de Leis, deixam o ambiente ainda mais seguro.

 

 “Entendo que a Assembleia Legislativa está fazendo todo o possível para proteger seus funcionários. A triagem médica, a verificação de temperatura e oferecimento de álcool em gel são algumas das medidas tomadas que nos deixam mais seguros para trabalhar”, confirmou Jennifer Santos Garcia Gonçalves, que atua no setor de Taquigrafia.

 

José Carlos Rocha, servidor da Gerência de Segurança e Polícia Legislativa, concordou. “Em apenas alguns meses, a pandemia alterou o dia a dia das pessoas em todo o mundo. Aqui as coisas mudaram também. Os servidores que estão trabalhando mantendo o distanciamento e ainda existem regras de flexibilidade quanto à carga horária e novas configurações de trabalho. Assim a Mesa Diretora está garantindo a segurança de todos os servidores da Casa”.

 

Mesmo com a restrição aos eventos, o trabalho do Legislativo Estadual não parou e os cidadãos podem acompanhar as ações por meio dos canais: Site institucional, TV ALEMS, Rádio ALEMS, Youtube, Instagran, Twitter, Facebook, Newsletter, WhatsApp e Flickr, bem como pelo aplicativo Assembleia MS (sistemas Android e iOS). 

 

Produzido pela equipe de Comunicação Institucional, o informativo ALEMS no Combate ao Coronavírus reúne as medidas adotadas pela Assembleia Legislativa na prevenção e combate à pandemia, inclusive quanto aos projetos de leis apresentados especialmente para contribuir com a população e o Estado neste período.

 

Neste mesmo link é possível ver depoimentos de alguns prefeitos beneficiados com a destinação de mais de R$ 20 milhões em emendas dos parlamentares estaduais para o Fundo Municipal de Saúde de todas as cidades sul-mato-grossenses, voltados ao combate da Covid-19.

 

“A medida beneficiou os 79 municípios do Estado. Em alguns, como Guia Lopes da Laguna e Dourados, a aplicação foi pontual para o combate. Em outros, foi para prevenção. Saímos à frente do Governo Federal, que liberou ajuda somente no fim do mês de maio”, ressaltou o presidente da Casa de Leis, deputado Paulo Corrêa (PSDB).

 

Para o deputado Zé Teixeira (DEM), 1º secretário da ALEMS, as medidas tomadas têm o foco na garantia da saúde. “O valor à vida é inquestionável. Sendo assim, a adoção de medidas de combate ao coronavírus pela Mesa Diretora foi de imediato. Com a continuidade das obras de reformas, outra preocupação foi a de fiscalizar e exigir o rigoroso cumprimento na utilização de EPIs [Equipamentos de Proteção Individual] pelos trabalhadores das empresas terceirizadas e prestadoras de serviços", explicou.

 

Segundo ele, os procedimentos permanecem diários, pensando também nos sul-mato-grossenses quando a Casa de Leis reabrir as portas. "Nesta semana, aprimoramos os cuidados e adquirimos novos equipamentos que asseguram que a Assembleia Legislativa está 100% apropriada para ser frequentada por funcionários, cumprindo exigências da Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado e também do Ministério da Saúde”, ressaltou. 

 

Nas mídias sociais da ALEMS, há também stories sendo postados frequentemente com informativos combatendo as fake news durante a pandemia. Cuide-se e em caso de qualquer sintoma, como os mostrados no vídeo produzido pela TV ALEMS (abaixo), procure a Unidade de Saúde mais próxima e/ou realize o teste em laboratório de sua confiança.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document