Untitled Document
DOMINGO, 27 DE SETEMBRO DE 2020
13 de ABRIL de 2020 | Fonte: Secretaria de Estado de Saúde (SES)

Campanha contra Influenza já imunizou mais de 187 mil idosos em MS

Segunda etapa começa na quinta-feira, dia 16 de abril.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Terá início, na próxima quinta-feira (16.04), a segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Influenza em Mato Grosso do Sul, na qual, além dos idosos e trabalhadores na área de saúde (já abrangidos pela primeira fase), também irá imunizar pessoas com doenças crônicas e não transmissíveis e outras condições especiais, população privada de liberdade, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e motoristas de caminhões e transporte coletivo (não inclusos taxistas e de aplicativos) e portuários.

 

A primeira fase, que está em andamento, teve início no dia 23 de março e contabilizou, até a tarde da última quarta-feira (08.04), a aplicação de 225.371 doses. Deste total, 83,2% (187.505) foram aplicadas em idosos e, segundo a gerência técnica da Diretoria Geral de Vigilância em Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), 76,73% das pessoas com 60 anos ou mais de idade, tomaram a vacina. Os municípios de Figueirão (103,08%), Campo Grande (100,22%), Naviraí (95,39%), Costa Rica (94,81%) e Taquarussu (90%) atingiram a meta para esse grupo.

 

Ainda do total das doses registradas, 16,17% (36.464) foram aplicadas em trabalhadores da área de saúde. Nesse grupo, 61,21% tomaram a vacina até o dia 8 deste mês, sendo que 25 municípios de Mato Grosso do Sul, já na semana passada, atingiram a meta proposta para esse grupo.

 

Barreiras sanitárias

Ao mesmo tempo em que atua na proteção da população contra a influenza, a SES vem trabalhando ostensivamente durante essa pandemia do coronavírus. A Vigilância Sanitária Estadual participou ativamente da ação de barreira sanitária na repatriação de 215 brasileiros que estavam na Bolívia, nos dias 3 e 4 de abril últimos, e desembarcaram em Campo Grande.

 

Atualmente, junto com o Corpo de Bombeiros, a Vigilância Sanitária Estadual vem atuando diariamente na barreira sanitária instalada no Aeroporto Internacional de Campo Grande, desde o dia 30 de março, na triagem e monitoramento dos passageiros que desembarcam na capital.

 

Nesta ação de barreira sanitária, da mesma forma como ocorreu na barreira sanitária de repatriação, é feita a aferição da temperatura corporal dos passageiros, verificação ou relato de outros sintomas gripais, divulgação das medidas de prevenção ao novo coronavírus e recomendação de isolamento domiciliar, além do encaminhamento da notificação de possíveis casos suspeitos para vigilância epidemiológica municipal de Campo Grande, para acompanhamento.

 

Com uma média de chegada de dois voos diariamente a Campo Grande, o trabalho no Aeroporto Internacional de Campo Grande já atendeu, até o último dia 8, aproximadamente 700 passageiros.



Untitled Document
Últimas Notícias
Pedidos de seguro-desemprego caem 9,3% na primeira metade de setembro
Receita Federal abre nesta quarta-feira consulta ao 5º lote do IRPF
Como será o clima durante a primavera em Mato Grosso do Sul
Untitled Document