Segundo informações do jornal O Globo, Jair Bolsonaro decidiu que irá exonerar o ministro Luiz Henrique Mandetta do Ministério da Saúde. O presidente da república estaria cogitando substituí-lo pelo atual Ministro da Cidadania, o também médico Osmar Terra.
O presidente e o ministro estavam em atrito desde o início da crise gerada pelo novo coronavírus. Jair Bolsonaro chegou a dizer que o "falta humildade" ao titular da pasta e que em tempo, ministros que viraram "estrela" receberiam represálias.
O Ministro da Cidadania, Osmar Terra, já defendeu as medidas de flexibilização defendidas pelo presidente, posição que, segundo o jornal divulgou, teria agradado Bolsonaro e o levado à cotação para a pasta. Terra chegou a ser chamado de "Osmar Trevas" por Mandetta, em conversas em um grupo de WhatsApp que foram á publico.
Defensor de medidas mais rígidas de combate ao vírus, Mandetta disse que não iria renunciar durante a crise e que somente sairia do comando do Ministério da Saúde se por ordem do presidente.
A exoneração está para ser divulgada no fim da tarde desta segunda-feira (06/04), em edição extra do Diário Oficial da União, após reunião entre o presidente e alguns ministros, entre eles, o próprio Mandetta.